Proprietários de terrenos baldios podem ser multados

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Kátia Casula, nenhum dos proprietários notificados nesses últimos 90 dias foi multado, pois todos realizaram a limpeza dentro do prazo de trinta dias.

Decom Ji-Paraná
Publicada em 06 de fevereiro de 2019 às 09:47
Proprietários de terrenos baldios podem ser multados

Nos últimos três meses a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), notificou mais de 60 proprietários de imóveis e recebeu mais de 20 denúncias de moradores incomodados com a sujeira de terrenos baldios.

De acordo com a lei número 3131, criada em dezembro de 2017, a Prefeitura está autorizada a autuar proprietários que não mantenham a limpeza e conservação dos terrenos habitados ou não.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Kátia Casula, nenhum dos proprietários notificados nesses últimos 90 dias foi multado, pois todos realizaram a limpeza dentro do prazo de trinta dias.

“O importante é que os donos dos terrenos mantenham a conservação, antes da notificação. Nossa equipe tem uma grande dificuldade de encontrar essas pessoas, que nem sempre atualizam o endereço no sistema da Prefeitura. Quando identifica e realiza a notificação, o proprietário faz a limpeza dentro do prazo. Então poderiam evitar esse desgaste e cumprir com suas obrigações”, pediu a secretária.

A lei prevê multa de R$ 1.500 para proprietários de terrenos que estejam sujos, colocando em risco a saúde e a segurança da vizinhança.  Esses lugares acabam servindo de depósito para mato e entulho, sendo um local de fácil proliferação de doenças. Lembrando que é proibido o uso de fogo para limpeza da vegetação ou lixo, pode ser multado.

O proprietário pode ser notificado e terá que providenciar a limpeza do terreno num prazo de dez dias, sob pena de aplicação da multa. Caso o dono não seja identificado, localizado ou se recuse a receber a intimação, será notificado por edital público divulgado no Diário Oficial do Município.

“Os moradores podem colaborar na fiscalização comunicando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a existência de terrenos baldios que necessitem de limpeza. Fiscais de obras e meio ambiente deverão verificar a situação e tomar as providências cabíveis. A população pode ligar para o número (69) 34114204. A pessoa não precisa identificar-se, basta informar exatamente o endereço para que o fiscal consiga localizar.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook