PS Intercultural realiza 1ª chamada para matrículas

A convocação que acontece agora é referente ao processo seletivo iniciado ainda em 2019, e que foi suspenso em função da pandemia de Covid-19

Ascom Unir
Publicada em 13 de janeiro de 2022 às 15:35

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) convocou para matrículas os candidatos aprovados em primeira chamada no Processo Seletivo do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural - PS Educação Intercultural 2019. A primeira chamada é destinada ao ingresso de novos alunos no primeiro semestre do ano letivo de 2021, que será executado, de acordo com o Calendário Acadêmico/Deinter, no ano civil de 2022, com aulas no período de 21/03/2022 a 12/08/2022.

A convocação que acontece agora é referente ao processo seletivo iniciado ainda em 2019, e que foi suspenso em função da pandemia de Covid-19. Os candidatos aprovados deverão realizar as matrículas nos dias 16, 17 e até às 18h do dia 18 de janeiro de 2022, exclusivamente por meio digital, a fim de evitar aglomerações e promover a segurança de candidatos e de servidores evolvidos nessa etapa do certame.

Para efetuar a matrícula o candidato deverá acessar o sistema do processo seletivo de discentes da UNIR (neste link), preencher corretamente a ficha de matrícula/cadastro e fazer o envio (upload) da documentação exigida no edital. O candidato deverá acompanhar o andamento da sua solicitação de matrícula pelo sistema e, caso falte alguma informação ou documento, poderá realizar a complementação dos dados dentro do prazo estipulado pelo edital. Após o término desse período, não será possível fazer qualquer alteração ou complementação de documentos.

Instruções detalhadas para a utilização do portal de certames, preenchimento da ficha de cadastro e upload dos documentos podem ser obtidas por meio do tutorial disponível no link: https://dirca.unir.br/uploads/41286627/arquivos/Tutorial_Portal_de_Certames_Candidatos_Intercultural_2046329075.pdf. Todas as informações sobre o PS Educação Intercultural, incluindo editais, retificações e anexos, estão disponíveis no endereço eletrônico https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/236.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura Básica Intercultural tem com 50 vagas anuais exclusivas para a formação de docentes indígenas, e funciona no campus da UNIR em Ji-Paraná. O curso foi instalado em 2009 e atualmente 166 alunos ativos. No total 67 professoras e professores indígenas foram formados desde 2016, e além da graduação também há curso de especialização em Educação Escolar Indígena. O curso tem recebido estudantes de Rondônia, sul do Amazonas e noroeste do Mato Grosso, das etnias Zoró, Karitiana, Sabanê, Tupari, Cinta Larga, Arara, Jabuti, Gavião, Oro Nao, Canoé, Oro Win, Makurap, Caoorowaoje, Oro Waram Xijein, Oro Waran, Oro Mon, Miqueleno, Puruborá, Negaroté, Cujubim, Sakurabiat, Kaxarari, Amondawa, Apurinã, Uru-eu-wau-wau, Suruí, Paiter, Oro At, Oro Eo, Cao Oro Waje, Aikanã, Saterê-Mawé, Mamaindê. Os acadêmicos indígenas que se deslocam de suas comunidades duas vezes por ano, durante 60 dias, para frequentar as aulas em Ji-Paraná, recebem auxílios específicos nestes períodos para garantir sua participação e que estejam assistidos durante o período de realização das aulas.  

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook