Quais são os tipos de leitura dinâmica?

Vale destacar ainda que qualquer pessoa está apta a aplicar qualquer uma das técnicas ou até mesmo a praticar mais de uma técnica durante a sua leitura

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 08 de abril de 2023 às 10:57
Quais são os tipos de leitura dinâmica?

O termo “leitura dinâmica” não faz referência a apenas uma técnica, mas sim a um conjunto de técnicas que permitem uma leitura mais rápida e eficiente.

Cada uma das técnicas utilizadas para a realização de leituras dinâmicas deve ser utilizada para um fim específico, mas todas elas geram uma otimização no tempo de assimilação do conteúdo.

Vale destacar ainda que qualquer pessoa está apta a aplicar qualquer uma das técnicas ou até mesmo a praticar mais de uma técnica durante a sua leitura. Fica a critério de cada leitor.

Nos próximos tópicos apresentamos as 5 técnicas mais utilizadas na leitura dinâmica, incluindo as técnicas scanning e skimming, que são as duas principais. Acompanhe para entender melhor!

Técnica de agrupamento de palavras

A primeira técnica da qual queremos falar é a chamada técnica de agrupamento de palavras, que é basicamente uma evolução da leitura como a conhecemos.

Para aplicar essa técnica você deve aumentar a velocidade com que lê para assimilar o sentido trazido pelos conjuntos de palavras que houverem no texto, em vez de ler palavra por palavra.

Como exemplo, utilizando o agrupamento de palavras para ler a frase “João caiu no chão e se machucou”, você entenderá mais rapidamente que o sujeito da frase, no caso o João, acabou se machucando, sem necessariamente focar na queda, no chão ou noutro elemento da frase.

Esse método aumenta muito a capacidade de leitura, tornando-a verdadeiramente dinâmica à medida que também aprimora a interpretação de texto.

Método savoring

Em segundo lugar, temos o método savoring, ou técnica de leitura savoring, que consiste, resumidamente, em fazer pausas para anotações durante a leitura.

Noutras palavras, para realizar a leitura savoring você só precisa “dar um tempo” de vez em quando durante a rotina de leitura e anotar os principais pontos lidos até ali em forma de resumo.

Essas pausas podem ser feitas ao final de um capítulo, parágrafo ou página, por exemplo. De toda forma, essas pausas servem para descanso, o que é essencial para a aprendizagem e memorização do conteúdo, e também como forma de fixar as informações colhidas até o momento. Pratique!

Técnica scanning

A técnica scanning consiste basicamente em “passar os olhos” sobre o texto e buscar palavras-chave, expressões específicas, marcadores, listas numeradas, listas comuns, palavras negritadas, palavras em itálico, palavras sublinhadas, asteriscos, etc.

O objetivo final é encontrar informações específicas de forma mais rápida, sem precisar ler o texto completamente nem analisar cada palavra ou sentença escrita de forma mais minuciosa.

Como você pode perceber, esse tipo de leitura dinâmica é muito útil em rotinas de trabalho, por exemplo, onde as respostas a determinadas demandas precisam ser rápidas e assertivas.

Técnica skimming

Enquanto na técnica scanning o objetivo é localizar informações específicas, no método skimming o que se busca é entender o sentido de um texto sem precisar lê-lo da forma tradicional.

Para fazer esse tipo de leitura dinâmica, você precisa examinar o conteúdo do texto em busca de conjuntos de palavras e expressões que resumem o sentido de tudo o que está escrito. Inclusive, na técnica skimming cabe um pouco do método de agrupamento de palavras também.

Geralmente, os leitores dinâmicos que usam a skimming se guiam pelos títulos e subtítulos do texto, que sempre ficam mais destacados e servem como localizadores para os assuntos tratados ao longo do conteúdo.

De toda forma, o principal objetivo da aplicação desse método é assimilar a ideia central que o autor do conteúdo quis passar. Para tanto, é necessário o máximo de atenção possível no momento da leitura.

A técnica skimming é mais utilizada por quem precisa estudar uma grande quantidade de conteúdo, mas não tem tempo para “gastar” nessa atividade.

Regra das 50 páginas

Por último temos a regra das 50 páginas, que consiste em ler determinado conteúdo até a página de número 50, de preferência ininterruptamente. Depois de alcançar a lauda 50, o leitor pode fazer uma pausa e decidir o próximo passo.

Essa técnica geralmente é utilizada por quem gosta muito de leituras não obrigatórias. Dessa forma, é possível ler para descobrir se o conteúdo lhe interessa.

Se após a leitura das 50 páginas a pessoa não “curtir” o que leu, poderá simplesmente abandonar a leitura e seguir para outro conteúdo.

Por outro lado, a regra das 50 páginas também pode ser utilizada por quem quer ler o máximo de conteúdo em menos tempo, pois o estímulo de ler as 50 laudas sem parar irá colocar o seu cérebro em alerta máximo, facilitando a leitura.

Inclusive, você pode associar a regra das 50 páginas a outras técnicas, como o agrupamento de palavras e a scanning, para otimizar ainda mais a sua leitura.

Se fizer isso, não se esqueça de fazer um resumo ao final da leitura, a fim de descrever tudo que aprendeu com essa leitura dinâmica!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook