Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente e como evitar

E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos

Da redação/Foto: iStock
Publicada em 07 de abril de 2021 às 09:55
Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente e como evitar

Quem nunca quando criança ou até adulto já teve a famosa cárie? E também, já perguntou quanto tempo a cárie demora para destituir o dente?

Se você já passou por esse problema bucal ou só está curioso sobre, vamos responder essas e outras dúvidas que sempre chegam aos dentistas.

Além disso, apesar de ser vista como uma “doença de crianças”, a cárie também atinge adultos da mesma maneira. 

Em resumo, a cárie é uma doença em que as bactérias que vivem na boca se acumulam nos dentes, produzindo ácidos que corroem o esmalte dos mesmos, podendo ficar mais grave, caso você não perceba, e alcance áreas mais sensíveis do dente.

No entanto, o problema é que quando muito pequena, a cárie não apresenta nenhum sintoma visível.

Ou seja, ela acaba sendo mais fácil perceber quando o esmalte dos dentes é corroído, tornando sensíveis a bebidas e alimentos doces, quentes e frios.

Inclusive, não ache que toda dor ou sensibilidade nos dentes seja causada por cáries, até porque, existem muitos outros problemas dentários que trazem essas consequências. 

Sendo assim, não hesite em procurar um dentista quando sentir isso, porque mesmo que algo pequeno, se houver demora pode se tornar um problema maior.

Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?

Primeiro, saiba que se identificar esse problema cedo, você pode facilmente realizar o tratamento e evitar maiores problemas.

Inicialmente, a principal maneira para detectar cáries no início são manchas brancas no dente, o que significa que a cárie não tenha corroído o esmalte.

Dessa forma, nos casos em que aparecem apenas manchas, o tratamento pode ser feito com flúor e outros métodos preventivos que ajudam o dente a se recuperar sozinho.

No entanto, também tem a fase de quando a cárie já corroeu o esmalte, onde será preciso restaurar o dente, retirando a estrutura do dente afetada e preenchendo o local com resina composta da cor do dente.

Porém, quando a cárie chega a correr o esmalte e não é tratada, ela continua se aprofundando no dente, onde com o tempo o mesmo irá se decompor até a raiz, sendo totalmente destruído. 

Quando a cárie está a níveis fortes a corrosão, sua estética pode ficar bem semelhante ao desgaste feito para lente de contato dentais, por exemplo.

Isso ocorre quando você não identifica o problema cedo, e aí já prejudica grande parte dos dentes.

E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos.

Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.

Como evitar a cárie?

Além de alguns passos essenciais para evitar esse problema, a principal coisa a se fazer é manter as consultas no máximo a cada 6 meses.

Se você precisar de suporte, a clínica Oral Dent pode lhe ajudar a manter a boa saúde dos seus dentes, evitando a cárie. 

Por conseguinte, incluindo isso, existem algumas coisas básicas que você deve seguir para prevenir essa doença.

Higiene oral 

Manter uma limpeza constante e completa da boca controla de forma eficaz o surgimento da cárie da superfície lisa, sendo as mais reversíveis e evitáveis.

Dessa forma, fazendo a escovação antes ou após o café da manhã, uma à tarde, a última antes de dormir e utilizando diariamente o fio dental irá ajudar a eliminar a placa bacteriana. 

Inclusive, quando você escova os dentes, está prevenindo a cárie que se forma ao lado deles, e com o fio dental você alcança e limpa lugares em que a escova não chega.

Além disso, qualquer pessoa leva no mínimo três minutos para fazer a escovação de maneira correta.

Aliás, é necessário isso pelo menos três vezes ao dia, porque no início a placa bacteriana é mole e limpa-se com escovas de cerdas suaves e com o fio dental.

No entanto, quando passam, por exemplo, 24 horas, a placa começa a ficar calcificada, o que dificulta o processo de limpeza da mesma.

Dieta 

Embora os hidratos de carbono, presentes na maioria dos alimentos, possam gerar um certo grau de cárie, os maiores causadores são os açúcares.

Dessa forma, todos os açúcares, sacarose, levulose, frutose e lactose, causam o mesmo efeito nos dentes.

Sendo assim, quando esse açúcar entra em contato com a placa bacteriana, eles produzem o ácido que corrói o dente, e quanto mais tempo o açúcar fica em contato com o dente, mais prejudicial será.

Inclusive, um bochecho após comer algo doce pode ajudar a eliminar parte do açúcar consumido, no entanto, a escovação é bem mais eficaz.

Considerações finais

Por fim, depois de todo esse artigo, agora você consegue saber quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, e como evitar esse problema.

Você já teve problemas com cárie? Comenta aí abaixo.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook