Quarentena sem Violência: Vara de Proteção à Infância e Juventude promove live sobre Acolhimento Institucional

A live tem como objetivo orientar a população sobre possíveis situações de violência contra crianças e adolescentes, bem como formas de proceder em casos de suspeita

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 23 de abril de 2020 às 13:08

O Acolhimento Institucional é o tema da live que será realizada nesta sexta-feira, 24-04, às 16 horas, na programação da Campanha Quarentena sem Violência, do Tribunal de Justiça de Rondônia. A assistente social Viviane Bertola, da Vara de Proteção à Infância e Juventude, falará sobre os aspectos protetivos das medidas, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A live tem como objetivo orientar a população sobre possíveis situações de violência contra crianças e adolescentes, bem como formas de proceder em casos de suspeita. Viviane Bertola explica que “o acolhimento institucional é uma medida protetiva e célere, que consiste no afastamento da criança/adolescente da sua família para romper com a violência vivenciada”.

A maioria das ações de acolhimento institucional é promovida pelo conselho tutelar e, mesmo com a equipe reduzida em função da pandemia de coronavírus, com recomendações de isolamento social, os atendimentos são realizados. 

O acompanhamento das crianças nas unidades de acolhimento é realizado por equipe técnica, neste período também reduzida, explica a assistente social, ao afirmar que a Vara de Proteção à Infância e Juventude também acompanha os processos de medida protetiva por meio de home office e plantão presencial em sistema de rodízio.

Viviane destacou “a importância da denúncia em caso de suspeita que uma criança e adolescente esteja sendo vítima de violência”, e lembra que os principais canais de denúncia são: disque 100 e conselhos tutelares.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook