Quem joga contra o projeto de refundação e qualificação da Unir?

Os golpistas de sempre, fingindo escândalo e caluniando como de costume, só serão nomeados assumindo sua face de golpistas que são

Luis Fernando Novoa Garzon
Publicada em 01 de setembro de 2020 às 09:07
Quem joga contra o projeto de refundação e qualificação da Unir?

Professor Luis Fernando Novoa Garzon

A quem interessa atacar instituições públicas fundamentais para o Estado de Rondônia, como a (Universidade Federal de Rondônia) UNIR, que deve ser defendida, expandida na sua estrutura e qualificada na sua gestão? A quem interessa difundir notícias falsas e interpretações deliberadamente distorcidas acerca do processo de escolha da nova Reitoria da UNIR?

Fala-se em manobra ou golpe quando a legislação é clara ao estabelecer que a consulta prévia não vincula juridicamente o Colegiado para elaboração da lista tríplice. A consulta à comunidade universitária deve ser sim a referência para a escalação do(a) candidato(a) mais votado(a), considerando a bandeira histórica do movimento de servidores e de estudantes, qual seja, a eleição direta de representantes e dirigentes universitários com a participação de docentes, estudantes e técnico-administrativos. A Consulta, portanto, é o momento para que se consagre a candidatura e o programa de gestão com maior respaldo junto à comunidade universitária, de modo que as etapas subsequentes procurem referendar essa escolha, colocando-a em primeiro lugar na lista remetida ao Ministério da Educação (MEC).

Como a escolha do Conselho Superior Universitário, reunido em Colégio Eleitoral,  não está diretamente vinculada à consulta pública feita, a escalação e composição da lista tríplice seguiu o critério de maximização da decisão majoritária da  comunidade universitária. E seguindo a legislação vigente, compôs a lista tríplice com proponentes de comprovado mérito acadêmico, lisura administrativa e de honradez na condução da carreira docente. O Conselho Superior Universitário, na minha avaliação como conselheiro, fez a escolha que considerou ser a mais democrática possível, nos marcos dessa legislação:

  1. Referendou a candidata mais votada, colocando-a em primeiro lugar da lista tríplice, sinalizando ao Presidente da República a prioridade auferida pelo conjunto da Instituição, atendendo ao pleito de fortalecer a UNIR como universidade pública de referência. 
  2. Compôs as demais vagas com docentes com conduta ilibada e mérito acadêmico inequívoco, excluindo demais proponentes que insinuaram durante a consulta que não respeitariam o candidato(a) mais votado(a) e/ou que apelariam para o tráfico de influência para serem nomeados. Em função disso, o CONSUN tomou uma decisão transparente e saneadora que procurou fazer cessar negociações políticas rebaixadas em torno da nomeação do(a) próximo(a) Reitor(a) da UNIR.

Quem conhece meu nome e meu trabalho, atuando em Rondônia desde 2006, sabe de minha dedicação à docência, à pesquisa e à extensão relacionadas à defesa das comunidades tradicionais da Amazônia. É em nome dessa trajetória que fui considerado apto a concorrer ao cargo de Reitor pelo Colégio Eleitoral da UNIR, instância legalmente constituída para a definição dos componentes da lista tríplice e de sua ordem.

Em nome da afinidade programática e de princípios com a candidata mais votada nas duas instâncias (Consulta e Colégio Eleitoral), é que me ofereci a acompanhá-la nessa apreciação pela Presidência, junto com a professora Cynthia Cristina Morais Mota.

Caso a mais votada não seja a nomeada, candidatos do mesmo campo programático estão perfilados em segundo e em terceiro lugar. Os golpistas de sempre, fingindo escândalo e caluniando como de costume, só serão nomeados assumindo sua face de golpistas que são. Por isso, de uma forma ou de outra, o projeto de uma Universidade plural, autônoma, popular e democrática não será derrotado.

Porto Velho, 31 de agosto de 2020

Professor Luis Fernando Novoa Garzon

Doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ)

Departamento de Ciências Sociais (UNIR)

http://lattes.cnpq.br/6969099594370398

Comentários

  • 1
    image
    Jozélia Gomes 02/09/2020

    Comentarista NEGO:  Inscreva-se num curso de alfabetização, seu à toa... Você escreveu "atoa".   Rês  ignóbil da manada do Boso. 

  • 2
    image
    Jozélia Gomes 02/09/2020

    Comentarista NEGO:  Inscreva-se num curso de alfabetização, seu à toa... Você escreveu "atoa".   Rês  ignóbil da manada do Boso. 

  • 3
    image
    Negro 02/09/2020

    Senhor Geraldo Linhares acabou a mamata seu inútil! Vai trabalhar seu atoa comunista. Prefiro está no rebanho bolsomínion, do que ao seu lado e de sua facção criminosa (PT) que destruiu o Brasil. Acabou a boquinha fácil seu rapinador !

  • 4
    image
    Geraldo Linhares 02/09/2020

    "Golpistas é você", escreveu Bacon, excluída dos quadros da UNIR por incompetência absoluta. Mal alfabetizada... Já o Negro redigiu: ..."pois essa juventude acadêmica estão (está, seria o correto) totalmente alienados (alienada)" . Ou seja, quem critica o texto, redige mal e regurgita ideias com claras características do rebanho bolsomínion.

  • 5
    image
    Negro 01/09/2020

    Que conversa fiada é essa de golpistas! Luis Fernando Novoa Garzon, quem conhece a UNIR sabe o que se tornou esse estabelecimento de ensino superior. Você e muitos de seus ditos companheiros acabaram com as esperanças da grande maioria dessa geração de jovens. Infelizmente poucos irão prosperar no mercado de trabalho, pois essa juventude acadêmica estão totalmente alienados a um mundo que não existe e a culpa é tão somente sua e de seu grupo de Pseudos socialistas/comunistas que adoram caviar. É muito bom comer filé e dizer para as outras pessoas que sopa de pedra é saborosa. Vai catar coquinho no mato, você e sua turma não enganam ninguém. Acabou a mamata!

  • 6
    image
    Laercio 01/09/2020

    A Unir precisa inovar, não ficar nesse ciclo de gestões sem rumo.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook