REDANO PROTESTA E BRENO MENDES APROVA VOTO DE REPÚDIO CONTRA DESTRUIÇÃO AS BALSAS NO RIO MADEIRA
“Nossos valores estão totalmente invertidos. Hoje, em nome do meio ambiente, quem trabalha está sendo perseguido”
Ainda sobre o mesmo tema, o que surpreende é que tão poucas vozes se elevem em protesto contra os absurdos que têm sido cometidos contra os pequenos garimpeiros da região, que estão sem ter como sobrevier, tratados são como facínoras perigosos (homens, mulheres e crianças), enquanto o grande garimpo ilegal só cresce. Depois do ataque brutal e desnecessário praticado em Humaitá e Manicoré, nesta semana, entre os poucos que foram à público protestar, estão o presidente da Assembleia , o deputado Alex Redano e o atuante vereador Breno Mendes, que aprovou, por unanimidade, um voto de repúdio à ação, na Câmara de Vereadores da Capital.
“Nossos valores estão totalmente invertidos. Hoje, em nome do meio ambiente, quem trabalha está sendo perseguido”, registrou Redano. “Em nome da defesa ambientais, destroem ainda mais o meio ambiente”, afirmou, ao citar que “estas dragas que estão sendo queimadas, estão derramando milhares de litros de óleo no rio, poluindo os nossos rios”. E denunciou: “estão tirando o emprego da nossa gente”. Afirmou ainda que “garimpeiro não é bandido. Os garimpeiros desbravaram o nosso Estado são dignos e precisam do nosso apoio”. Redano convocou todos os setores da sociedade para uma grande audiência, para buscar a regularização destas áreas e o fim deste tipo de ataque a quem trabalha.
O tom do discurso do vereador Breno Mendes na Câmara de Porto Velho foi de repulsa aos ataques, que, seguindo ele, destruiu 71 balsas e dragas. Dizendo-se totalmente favorável à legalização do garimpo (que é de subsistência para centenas de famílias) Breno considera que há necessidade premente de um garimpo legalizado, até porque, segundo ele, “temos uma cultura do garimpo em Porto Velho. Muitas pessoas que vieram para cá, vieram com a promessa de ajudar a gerar riqueza e renda”.
Ao atacar e tentar acabar com os pequenos garimpeiros, disse Breno, as forças policiais federais acabam também com todo o comércio que cerca a atividade. Ele cobrou dos três senadores, dos oito deputados federais e dos 24 deputados estaduais, que se unam em luta pela regularização do garimpo.
Eyder Brasil participa do 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras
Parlamentar rondoniense é idealizador do evento em parceria com o deputado Elizeu Nascimento (PL-MT) para debater estratégias contra o crime organizado nas regiões de fronteira
Deputada Cláudia de Jesus propõe Dia do Serventuário da Justiça Estadual
Projeto de lei reconhece a dedicação dos servidores da Justiça
Laerte Gomes defende produção sustentável no Parlamento Amazônico
Também conduzido pela deputado Edna Auzier, evento reuniu parlamentares de nove estados que compõem a Amazônia Legal, além de autoridades estaduais e representantes de instituições parceiras, para debater desafios e oportunidades da região




Comentários
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão determinou que a Polícia Federal deve continuar a explosão das balsas que garimpam de forma irregular o ouro no Rio Madeira, ou seja o Rio madeira é um rio federal e deputado estadual e vereador não tem atribuições para legislar neste rio.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook