Rogério Carvalho: política externa de Bolsonaro é de total submissão aos EUA

Para o senador, em sua recente viagem àquele país, Bolsonaro tomou clara decisão política de alinhar automaticamente o Brasil aos interesses geopolíticos norte-americanos.

Agência Senado/Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Publicada em 21 de março de 2019 às 16:35
Rogério Carvalho: política externa de Bolsonaro é de total submissão aos EUA

Senador avalia que a política externa do presidente Jair Bolsonaro rebaixa o Brasil

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) criticou a política do presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação aos Estados Unidos. Para o senador, em sua recente viagem àquele país, Bolsonaro tomou clara decisão política de alinhar automaticamente o Brasil aos interesses geopolíticos norte-americanos.

— Uma coisa é aliar-se aos Estados Unidos, mantendo, porém, alguns espaços para a defesa de interesses próprios, como fizeram outros presidentes. Outra coisa é a promessa de terra arrasada de Bolsonaro, a total submissão do Brasil aos interesses dos Estados Unidos em nome de um feroz anticomunismo. O que se prenuncia é a inteira perda de soberania em nome de uma ideologia totalmente ultrapassada — afirmou o senador nesta quinta-feira (21), em Plenário.

Em sua análise da viagem, Rogério disse que o presidente o Bolsonaro fez várias concessões sem pedir nada em troca. Criticou a pretensão do Brasil de entrar para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que pode resultar na perda de benefícios para parte das exportações brasileiras, a permissão para uso da base de lançamento de foguetes de Alcântara, o fim da exigência de visto para entrar no Brasil e a isenção tarifária para a importação de uma cota de 750 toneladas/ano de trigo proveniente dos Estados Unidos.

— Infelizmente, é o que o presidente Bolsonaro vem fazendo. O ex-deputado do chamado baixo clero resolveu praticar uma política externa que rebaixa o Brasil, uma política que vem apequenando o nosso grande país, o que vem resultando num processo acelerado de erosão da nossa soberania e em decisões equivocadas que estão causando graves prejuízos aos nossos setores produtivos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook