Rondônia será bombardeada?

Se o Brasil “piorar as coisas”, teremos apenas “um lacaio do imperialismo fazendo a vontade do seu patrão, os EUA”. Apenas dois meses de governo e já temos a iminência de uma guerra. É mole?

Professor Nazareno*
Publicada em 23 de fevereiro de 2019 às 09:56
Rondônia será bombardeada?

Desde a Segunda Guerra Mundial que o Brasil não participa de uma guerra de verdade. E mesmo assim, naquele conflito entramos somente por causa da pressão dos Estados Unidos, já que o ditador Getúlio Vargas mantinha relações até amistosas com o III Reich de Adolf Hitler. Fomos ao conflito e não mudamos absolutamente nada na geopolítica mundial. O Brasil, como sempre, serviu de chacota internacional na época. E eis que agora estamos na iminência de participar de outra guerra: o governo do “Mito”, lacaio dos interesses norte-americanos, insiste na derrubada do ditador Nicolás Maduro da Venezuela. O nosso país não deveria se meter em assuntos internos de outras nações. O problema da Venezuela deve ser resolvido pelos venezuelanos. A nossa participação deveria ser de ajuda humanitária e respeitando a autodeterminação alheia.

Bastou um capitão e um general assumirem a Presidência da República para que a ameaça de guerra pairasse sobre nós. Carlos Bolsonaro, um dos filhos-problema do nosso presidente, defendeu uma solução militar para a crise venezuelana e o assassinato do presidente do país vizinho. Mesmo sendo submisso a Donald Trump, que pretende se apoderar do petróleo da Venezuela, Jair Bolsonaro não deve embarcar nesta aventura maluca. O ditador Maduro não tem nada a perder e sob intensa pressão internacional pode piorar as coisas para nós. A Venezuela já posicionou mísseis SV-300 ao lado da nossa fronteira. Além do mais, eles têm os temíveis caças Sukhoi-30. E qual é a nossa tecnologia para um conflito desses? Uma guerra agora seria o caos, o fim. Será que os eleitores do “Mito” estão festejando a possibilidade de brigas com os nossos vizinhos?

Tremo de medo só de pensar na possibilidade de bombardearem partes do nosso território. Já pensou se mísseis forem lançados contra Rondônia e Porto Velho? Porém, acho que as forças bolivarianas não perderiam tempo com esta “província de bosta”. As hidrelétricas da região “iriam para o saco” em pouco tempo e nem precisariam da força do velho rio Madeira enfurecido. Com as bombas, a merda abundante que existe na cidade jorraria a esmo. Porto Velho viraria uma fedentina só. Algo até normal para seus habitantes. Será que as nossas “forças” conseguiriam impedir a catástrofe sobre nós? Os supersônicos Sukhoi-30 dariam um passeio nos nossos “teco-tecos” já enferrujados e obsoletos. Isso sem falar na Rússia e na China, aliados de Maduro, que certamente entrariam no conflito. Rondônia ser riscada do mapa seria algo muito bom para todos.

Mas não vai haver guerra nenhuma e Rondônia não será destruída desta vez. Nossas Forças Armadas são muito fracas para o combate, pois têm munição para apenas uma hora de conflito. Nossa guerra deveria ser para combater a pobreza, a péssima educação que temos, a violência interna, a injustiça, o analfabetismo e a desigualdade social. Não para matar vizinhos pobres. E quem precisa no momento de ajuda humanitária é o nosso país, não os venezuelanos. Além do mais, “a ajuda humanitária para a Venezuela é apenas um pretexto para a invasão daquele país”, dizem os russos e chineses, que já estão monitorando a situação. Ainda assim, se eu morasse em Manaus ou Boa Vista, por exemplo, estaria “com as barbas de molho”. Se o Brasil “piorar as coisas”, teremos apenas “um lacaio do imperialismo fazendo a vontade do seu patrão, os EUA”. Apenas dois meses de governo e já temos a iminência de uma guerra. É mole?

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Bento 25/02/2019

    NESSA ESSE PROF NAZARENTO EXTRAPOLOU, O UNICO BOMBARDEIO QUE RONDONIA RECEBE TODO O DIA É PROMOVIDO PELO PROFESSOR NAZARENTO. ESSE SIM QUE TEMPOS ATRAS DISSE QUE IA VOLTAR PARA PASSARGADAS, MAS ELE VIU QUE LÁ EM PASSARGADAS NINGUEM IRIA RECEPCIONÁ-LO COMO ESSE POVO MARAVILHOSO DE RONDONIA, QUE DIARIAMENTE TEM ESSES COMENTARIOS INFELIZES SOBRE NOSSO ESTADO. NAZARENTO VAI PARA TUA PASSARGADA (LONDRINA-PR) COMO VOCE PROMETEU QUANDO SE APOSENTOU, LÁ CERTAMENTE VOCE NÃO VAI SER REI.

  • 2
    image
    Lucas 25/02/2019

    Professor Nazareno resolveu nos fazer rir mais uma vez no melhor estilo "José Simão".

  • 3
    image
    Ronaldo 24/02/2019

    Artigo tendencioso de um cidadão que provavelmente perdeu regalias e está mordido com a administração federal. Vamos esperar e ver se essa profecia se cumpre.

  • 4
    image
    petista 24/02/2019

    Aos bolsominions que estão criticando o artigo do professor, pergunto: quem são vocês, pobres de cultura, ignorantes políticos para dizer que ele está errado? Fala a verdade sim em dizer que o BOLSOBOSTA , poderia estar preocupado em querer acabar com a pobreza e desigualdade do Brasil como LULA assim o fez. Gentalha como vocês é que coloca o Brasil para baixo, não são os políticos não. Porque somo aquilo que somos: se a maioria da população é burra, analfabeta política, não sabe nem interpretar um texto de duas linhas. Esperamos o que dos políticos?

  • 5
    image
    Tiago 24/02/2019

    Merdas fedentina e vc e sua crítica sei bosta fascista maníaco que defende partido e não uma nação mais respeito seu jornalista de bosta .

  • 6
    image
    Igor Ribeiro 24/02/2019

    Caro professor, concordo que o limite de atuação do Brasil deve ser a ajuda humanitária, de acordo com a própria constituição. Depois disso só falou merda. Seu discurso frustrado Aumenta o senso crítico miserável da nossa população. Guarde a frustração pra você. Guarde o pessimismo pra você. E quando for utilizar um meio de comunicação, utilize a ferramenta para o bem, para formar críticos de um futuro onde eu e você desejamos viver. Você pode ser melhor que isso. Fui seu aluno e admiro e sou grato pelo caminho que me apontou. Continue semeando coisas boas, por favor. Forte abraço. 

  • 7
    image
    John 23/02/2019

    Que merda...ainda se diz professor...lastimável

  • 8
    image
    Altemir Roque 23/02/2019

    O texto é até bem articulado, entretanto, as evidências de que o Brasil pode entrar em guerra, são tão absurdas quanto a Rússia voltar a ser o imperialista do comunismo. Esse julgamento não passa de argumento meramente retórico para atender matéria jornalística.

  • 9
    image
    Luiz 23/02/2019

    Mais nunca que vão bombardear Rondônia isso e conversar fiada

  • 10
    image
    Salvador 23/02/2019

    O Nazareno bebeu água estragada antes de escrever o artigo.

  • 11
    image
    James Rêgo 23/02/2019

    Quanta besteira, já vi muitas análises mas como essa é de morrer de rir. O cara se diz professor? kkkk. Tá mais pra um defensor esquerdistas compulsivo , é do lê o texto pra tirar suas conclusões que essa matéria tem fins ideológicos.

  • 12
    image
    James Rêgo 23/02/2019

    Quanta besteira, já vi muitas análises mas como essa é de morrer de rir. O cara se diz professor? kkkk. Tá mais pra um defensor esquerdistas compulsivo , é do lê o texto pra tirar suas conclusões que essa matéria tem fins ideológicos.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook