Saiba como irão funcionar as perícias médicas do INSS

Atendimentos serão realizados na Semdae, na Subprefeitura

Marco Bernardi Fotos: Jota Batista
Publicada em 24 de janeiro de 2022 às 11:13
Saiba como irão funcionar as perícias médicas do INSS

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos (Semdae), está se preparando para iniciar as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O atendimento será realizado de maneira remota, por telemedicina, na sede da Semdae, localizada na Subprefeitura, no antigo Fórum Desembargador Hugo Auler. A titular da Semdae, Maria Penha Nardi, explicou que todo processo de triagem será feito antes do paciente passar pela perícia.

“Nossas equipes passarão por um treinamento, fornecido pelo Governo Federal, para que eles possam fazer todo o processo de triagem dos pacientes. Os pacientes só serão encaminhados ao médico perito após toda documentação estiver regularizada. Desta maneira, vamos evitar constrangimentos e também dar mais comodidades ao segurado do INSS”, explicou Penha Nardi.

Para realizar a perícia, o segurado deverá procurar a Semdae. Após o processo de triagem, o paciente será encaminhado para o atendimento remoto, realizado por médicos peritos do INSS em todo o país.

“É um avanço muito importante para o município, pois o beneficiário receberá um atendimento digno e com responsabilidade, pois a Prefeitura de Ji-Paraná não irá enviar documentos com pendências. Vamos trabalhar para que os segurados não fiquem com os benefícios suspensos”, garantiu a titular da Semdae.

A perícia médica ocorre para promover a revisão dos benefícios, evitando fraudes e pagamentos indevidos, por meio do Governo Federal. Por conta disso, os segurados pelo INSS precisam comprovar que realmente estão elegíveis para receber os benefícios.

Ji-Paraná é um dos dez municípios do Brasil, e o único de Rondônia, escolhidos para o projeto piloto de perícias do INSS por teleatendimento, por meio do termo de cooperação técnica firmado entre o Governo Federal e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos (Semdae). O projeto acontecerá com ajuda das prefeituras dos municípios que assinaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), em 13 de janeiro.

Além de Ji-Paraná, o projeto estará nas cidades de Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Santo Augusto (RS), Olhos D’Água das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Vassouras (RJ), Lábrea (AM) e Brotas de Macaúbas (BA).

“É uma honra para nosso município estar entre as dez cidades brasileiras que foram escolhidas pelo Governo Federal para fazer parte desse projeto piloto. As perícias médicas vão trazer mais agilidade para as pessoas que necessitam do INSS”, comemorou Isaú Fonseca.

Comentários

  • 1
    image
    Edna Marques 25/01/2022

    Bom dia! Gostaria de saber se as perícias serão para todos os requerentes que tem o processo em andamento e qual o critério para ser atendido? Precisa ser encaminhado? Qual o procedimento??

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook