Seduc promove campanha 'Janeiro Branco' em alusão ao mês de conscientização da saúde mental

A campanha "Janeiro Branco" é promovida junto aos servidores da educação de Rondônia, com o slogan “Saúde mental: de janeiro a janeiro o cuidado é essencial”

Valéria Rodrigues Fotos: Jéssie Dias Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 13 de janeiro de 2021 às 10:06
Seduc promove campanha 'Janeiro Branco' em alusão ao mês de conscientização da saúde mental

Saúde mental: de janeiro a janeiro o cuidado é essencial

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove a campanha “Janeiro Branco”, em alusão ao mês da conscientização da saúde mental. O Núcleo de Sáude Ocupacional (NSO) da pasta é o responsável pela campanha. De acordo com a assistente social, Laura Cristina, o núcleo aderiu à campanha há mais ou menos dois anos e segue desenvolvendo atividades desde então. “O mês de janeiro é escolhido justamente por tratar-se do primeiro mês do ano, mês de reflexões, expectativas e planejamentos para o ano vigente. O branco remete a figura de uma página em branco, com a possibilidade de reescrever uma nova vida durante 365 dias”.

A assistente expressou que em anos anteriores, o NSO desenvolvia atividades presencialmente, mas, devido à pandemia do coronavírus, este ano, a campanha ocorrerá de forma digital, com transmissões ao vivo e cards informativos nas redes sociais da secretaria. Ocorrerá também o dia do pacto pela saúde mental, onde os servidores da Seduc são convidados a participarem da transmissão no dia 22 de janeiro no horário das 8h30 às 10h em ambiente virtual com temáticas de atividade física, nutrição e saúde mental.

Os interessados em participar das atividades devem se inscrever através do formulário https://forms.gle/iJvMeYT4qhpoNq2m8. Após esse procedimento, um e-mail será encaminhado contendo o link para participação da videoconferência e materiais a serem utilizados. “O Dia do Pacto pela Saúde Mental trata-se de um ato simbólico a ser realizado, para que os servidores compreendam como priorizar a saúde no dia a dia.”

A psicóloga especialista em saúde mental, Val Marques, comenta que a saúde mental deve ser observada e trabalhada diariamente. “Essa campanha tem ganhado importância por conta da pandemia do novo coronavírus, onde muitas pessoas se viram ansiosas, vindo até a desenvolver alguns transtornos. O acompanhamento do profissional na vida, no trabalho através da saúde ocupacional, pontuando, orientando é de fundamental importância ”.

O NSO reforça o compromisso com a saúde do servidor da educação e convida a todos a aderirem à campanha.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook