Semed promove encontro da estratégia ‘Busca Ativa’ Escolar da Rede Municipal de Ensino
Na ocasião, serão apresentados o Documento Orientador da estratégia, o Protocolo #TôDeVolta e o Plano Municipal de Ação 2025-2028

Encontro é realizado nesta terça-feira (10), às 8h, no Teatro Banzeiros
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta terça-feira (10), às 8h, no Teatro Banzeiros, o encontro da estratégia Busca Ativa Escolar da Rede Municipal de Ensino. O evento tem como objetivo fortalecer as ações do programa Busca Ativa Escolar #TôDeVolta, uma iniciativa fundamental para identificar, registrar, monitorar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Na ocasião, serão apresentados o Documento Orientador do Busca Ativa Escolar, o Protocolo #TôDeVolta e o Plano Municipal de Ação 2025-2028. Esses instrumentos visam alinhar estratégias e ações integradas para reduzir a evasão escolar, promovendo a permanência dos estudantes na escola e garantindo uma atuação coordenada e eficiente entre todas as equipes envolvidas. Além disso, serão demonstradas as funcionalidades da plataforma digital do Busca Ativa Escolar, destinada a gestores e profissionais da educação.
Através do Busca Ativa Escolar, municípios e estados dispõem de dados concretos que facilitam o planejamento, a implementação e o aprimoramento de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de meninas e meninos, promovendo uma rede de proteção mais eficaz. A iniciativa reúne representantes de diversas áreas, como Educação, Saúde e Assistência Social, fortalecendo o trabalho conjunto na proteção e no bem-estar das crianças e adolescentes. E a intersetorialidade entre as pastas e as entidades: MP, TCE e Defensoria são extremamente importantes para o andamento da iniciativa e tratamento das causas da evasão. Cada secretaria e profissional desempenha um papel específico, desde a identificação daqueles que estão fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada de providências para seu atendimento nos serviços públicos, rematrícula e garantia da permanência escolar.
Todo esse processo é apoiado por uma ferramenta tecnológica, que funciona como um banco de dados centralizado, facilitando a comunicação entre as áreas, armazenando informações relevantes sobre cada caso e apoiando a gestão das ações. A plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo, garantindo agilidade e eficiência no acompanhamento das ações.
Segundo o secretário da Semed, Leonardo Leocádio, a evasão e o abandono escolar impactam significativamente a vida de crianças e adolescentes. “Nosso maior objetivo é assegurar que todas as crianças tenham acesso à escola, pois a educação é a base para seu desenvolvimento e futuro. Nosso compromisso é identificar e resolver as dificuldades que impedem a frequência escolar, ajudando esses estudantes a retornarem ao convívio na escola”, afirmou.
Haverá um momento de discussões sobre o papel de cada segmento na educação e no combate à evasão, reforçando a importância do Busca Ativa Escolar. As equipes das escolas rurais acompanharão a transmissão ao vivo pelo YouTube.
Prefeitura de Porto Velho reforça importância do cadastro de produtores rurais para fortalecimento do setor agrícola
Objetivo é mapear propriedades e criar políticas públicas mais eficientes para o desenvolvimento do campo
FIERO articula parceria com Taiwan para impulsionar inovação e desenvolvimento sustentável
O encontro teve como foco principal o fortalecimento das relações comerciais entre Rondônia e Taiwan, por meio da construção de uma ponte sólida de intercâmbio tecnológico e sustentável
Geração própria solar chega a 40 gigawatts e pode avançar com ajustes na MP
Com mais de R$ 173,7 bilhões em investimentos e mais de 1,2 milhão de empregos verdes no segmento, entidade defende aprimoramentos para evitar retrocessos na transição energética e ampliar a democratização da tecnologia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook