Semeia organiza Fórum sobre manejo de resíduos sólidos

O evento que acontecerá em ambiente virtual, tem como público alvo os atuais gestores públicos, como prefeitos, vereadores e secretários municipais e estaduais

Decom Ji-Paraná
Publicada em 31 de julho de 2020 às 12:44
Semeia organiza Fórum sobre manejo de resíduos sólidos

A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizará nos dias 05, 06 e 07 de agosto, o primeiro Fórum dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos da Região Norte e no mesmo evento, um Webinário de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana.

O evento que acontecerá em ambiente virtual, tem como público alvo os atuais gestores públicos, como prefeitos, vereadores e secretários municipais e estaduais, bem como os pré-candidatos que concorrerão nas eleições de novembro deste ano, profissionais da área ambiental, e acadêmicos.

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email: [email protected] ou pelo Watssap número 69.99220-3059. As Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo endereço: https://www.even3.com.br/forumresiduossolidos2020.

O principal o objetivo do Fórum é regionalizar as discussões referentes a gestão de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, abordando temas comuns aos municípios do Norte do Brasil e ampliar o espaço para troca de informações e colaboração entre os municípios.

Conforme a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná, a Bióloga e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Coordenadora Suplente da Região Norte, Kátia Casula, o evento também pretende difundir modelos de gestões mais eficientes, compartilhar experiências e pautar discussões sobre a necessidade de construir políticas permanentemente sobre a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos nas cidades. “Teremos como as principais pautas a busca de alternativas para o custeio do sistema de limpeza urbana,  tarifa de lixo, logística reversa, prazos de encerramento de lixões no país, e a formação e atuação de consórcios para regionalizar a gestão de resíduos nas cidades”, comentou Kátia.

Programação com horário de Brasília:

DATA

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

05/08/2020

18h às 20h

Reunião com Secretários e Gestores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos da região Norte para apresentação do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos o qual foi instituído em 29/10/2019 visando a construção de uma rede de gestores, troca de experiências e fortalecimento das instituições.

06/08/2020

17h às 18h30

PLANO ESTADUAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS / NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO PALESTRANTE: Daniely Sant’Anna (Coordenadora de Recursos Hídricos – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental/RO)

06/08/2020

18h30 às 20h

LOGÍSTICA REVERSA PALESTRANTE: Sidnei Aranha (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Guarujá/SP)

07/08/2020

17h às 18h

PROGRAMA “CIDADE+RECICLEIROS” EM NAVIRAÍ, MS PALESTRANTE: Caíque França (Líder de Projetos da ONG Recicleiros - SP)

07/08/2020

18h às 19h

ATITUDES LIXO ZERO PALESTRANTE: Samira Alvim (Embaixadora do Instituto Lixo Zero do Brasil e Porto Velho/RO)

07/08/2020

19h às 20h

ABORDAGEM SOBRE O MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS QUE VEM SENDO EMPREGADO NO ESTADO DO PARANÁ PALESTRANTE: Fernando Bunn (Coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos do Instituto Água e Terra/PR)


 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook