Semusa encerra o ciclo de palestras da Campanha Janeiro Branco

Ações atenderam servidores das UBS e das Farmácias Básicas

Marco Bernardi Fotos: Vinicius Ostrowski
Publicada em 01 de fevereiro de 2022 às 12:51
Semusa encerra o ciclo de palestras da Campanha Janeiro Branco

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), encerrou o ciclo de palestras em alusão à Campanha Janeiro Branco, mês de atenção às questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. As ações foram voltadas aos servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das duas Farmácias Básicas Municipais.

O Janeiro Branco marca o início das ações de 2022 desenvolvidas pela Semusa, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), juntamente com a Divisão de Programas Estratégicos e Núcleo Ampliado Saúde da Família e Atenção Primária (NASFs).

“Durante o mês, tratamos sobre as dificuldades que enfrentamos ao lidarmos com as dores psíquicas. Procuramos elencar alternativas para realização do nosso trabalho, de forma teórica e prática, assim como demos espaço para que as equipes possam falar sobre a própria saúde mental”, explicou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Semusa.

As palestras foram ministradas pelas psicólogas dos NASFs, Carine Antonia Kremer e Cleunice de Souza e Silva. O atendimento entre as profissionais foi dividido entre o primeiro e o segundo distrito do município, com cada uma delas atendendo uma região.

A Campanha Janeiro Branco foi pensada para avaliar a saúde psicológica e mental dos servidores da Saúde do município. Segundo a secretária da Semusa, para prestar um atendimento de qualidade à população, os servidores devem estar capacitados e saudáveis emocionalmente.

“O Janeiro Branco foi marcado para abrir as ações de 2022 da Semusa, uma maneira de prestar uma atenção maior aos servidores da Saúde. As palestras foram realizadas para atender aos profissionais que atuam nas UBS e nas Farmácias Básicas, para entender como estão esses servidores e quais dificuldades cada um deles enfrentam”, afirmou Wanessa.

O ciclo de palestras foi realizado nas UBS Primavera, 2 de Abril, São Bernardo, KM-5, Dom Bosco, São Francisco, Nova Brasília, BNH, L1 Maringá e Juscelino Cardoso (Exposição), além das Farmácias Básicas do primeiro e do segundo distrito.

“Ainda vamos realizar as palestras nas unidades de Nova Colina e Nova Londrina que, devido a distância, foram agendadas para o dia 7 de fevereiro. Com isso, vamos conseguir atender boa parte dos servidores da Atenção Básica de Ji-Paraná’, detalhou Kattyusce Soares Rabelo, diretora de Programas Estratégicos da Semusa.

Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, o Janeiro Branco tem a proposta de voltar os olhares do mundo para o que se passa na cabeça de cada um de nós. O objetivo da campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook