Semusa promove pit-stop do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 8 horas

Marco Bernardi Fotos: Arquivo Ascom
Publicada em 30 de novembro de 2021 às 09:12
Semusa promove pit-stop do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza, nesta quarta-feira (1º), um pit-stop em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A ação acontece, a partir das 8h, no cruzamento da avenida Marechal Rondon com a Rua dos Mineiros, em frente ao supermercado.

O pit-stop é realizado pela Semusa, em uma ação conjunta da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST).

“Nossa intenção é conscientizar, para que a população procure fazer os testes rápidos. Para realizar o teste, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do SUS”, explicou Frank Francys, diretor do SAE-IST.

A enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Gisele Peixoto Kades, destacou que boa parte da população infectada pelo HIV, vírus que provoca a AIDS, tem entre 18 e 35 anos.

“Boa parte das pessoas atendidas em Ji-Paraná tem entre 18 e 35 anos. São jovens que contraíram o vírus em relações sexuais sem o uso do preservativo. Nosso objetivo é conscientizar a população para a importância do preservativo e também a realização do teste rápido”, reforçou Márcia.

A AIDS é a doença causada pelo vírus HIV, que pode ser transmitido por contato sexual sem preservativo com pessoa contaminada, transfusão sanguínea ou pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook