Senador Acir Gurgacz destaca importância da pesquisa científica para agricultura de Rondônia e de todo o país

Reorganização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi debatida em audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura do Senado Federal

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 30 de setembro de 2021 às 08:44
Senador Acir Gurgacz destaca importância da pesquisa científica para agricultura de Rondônia e de todo o país

Senadores, pesquisadores e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário participaram de audiência pública realizada no Senado Federal. O encontro foi para analisar a aprovação do Projeto de Lei n° 6417, de autoria dos senadores Styvenson Valentim (PODE-AC), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Soraya Thronicke (PSL-MS). O projeto propõe a criação do segmento para a agricultura no âmbito do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A audiência pública foi solicitada pelo senador Acir Gurgacz (PDT/RO), relator da proposta na Comissão de Agricultura do Senado, que também é presidente do colegiado. “Os debates que estamos promovendo aqui na comissão estão trazendo uma grande contribuição para o nosso parecer sobre esta matéria”, enfatizou o parlamentar.

O relator esclareceu ainda que a ciência, a tecnologia e a inovação estão na base do desenvolvimento da agricultura em todo o Brasil. E é por isso, segundo o parlamentar, que a criação do segmento para a agricultura no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia é importante para todo o país.

“Estamos buscando a interação entre todas as plataformas de pesquisa para que os resultados cheguem de forma mais célere aos nossos produtores rurais. Não podemos ter sobreposição de pesquisa e nem entraves burocráticos par a aplicação imediata das pesquisas”, pontuou Gurgacz.

O senador rondoniense citou como exemplo o café clonal desenvolvido pela Embrapa de Rondônia, que fez a produtividade do café no Estado saltar de 9 sacas por hectare para 35 sacas por hectare em menos de 10 anos – de 2010 a 2020.

“Trabalhamos intensamente, desde 2009, para que as pesquisas sobre essa variedade fossem concluídas, experimentadas e aplicadas pela Embrapa em nosso Estado. No entanto, a certificação desse café no Ministério da Agricultura encontrou entraves justamente por conta da falta de integração da base científica com a base institucional, o que só conseguimos resolver em 2012”, relembrou Gurgacz.

“Creio que com a modernização do SNPA teremos uma sintonia mais fina entre as esferas de pesquisa, institucionais e políticas, pois teremos uma governança integrada em plataforma digital, e esses problemas não irão mais acontecer”, ponderou Gurgacz.

Participaram do debate o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Guy de Capdeville, o diretor técnico adjunto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Reginaldo Minaré, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Evaldo Ferreira Vilela e o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho. Os participantes demonstraram a importância e a eficácia das pesquisas realizadas no âmbito agropecuário do país.

O texto deve ser votado pela Comissão de Agricultura do Senado Federal e caso aprovado, segue para apreciação da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática em decisão terminativa – sem necessidade de análise do Plenário da Casa.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    pedro Manso 30/09/2021

    Políticos que só aparecem de quatro em quatro anos, esta se aproximando e nos de olhos bem aberto e consciente para não sermos enganado, muito cuidado eleitor com essa turma olhos bem abertos para os políticos que só aparecem de quatro em quatro anos.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook