Serviços 'Família Acolhedora' e 'Apadrinhando uma História' fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes
População de Porto Velho é incentivada a participar dos esforços que podem transformar a vida dos mais vulneráveis
Família Acolhedora oferece cuidado diário em seu próprio lar
A Prefeitura de Porto Velho, na busca constante por proteger e cuidar das crianças e adolescentes em vulnerabilidade, desenvolve importantes ações que garantem amor, segurança e apoio, como é o caso dos serviços denominados Família Acolhedora e Apadrinhando uma História.
Por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), a Prefeitura explica a diferença entre os dois serviços, ao mesmo tempo, em que solicita o apoio da população.
A secretária Lucília Muniz de Queiroz, titular da Semias, esclarece que o “Família Acolhedora”, como o próprio nome já diz, “oferece acolhimento provisório, proporcionando um ambiente familiar e seguro para crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida de proteção, até que possam retornar ao convívio familiar ou serem inseridos em nova família”.
Apadrinhamento fortalece o suporte emocional e material de forma complementar às instituições de acolhimento
Já o “Apadrinhando uma História”, tem o objetivo de estabelecer vínculos e apoio material a crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, por meio de três modalidades: afetivo, provedor e prestador de serviços.
COMO FUNCIONA
Afetivo: padrinhos e madrinhas criam laços emocionais por meio de visitas, convivência e troca afetiva;
Provedor: as pessoas contribuem com recursos financeiros ou materiais para atender às necessidades básicas e ao desenvolvimento dos jovens;
Prestador de serviços: eles oferecem seus talentos profissionais, como médicos, dentistas, professores, entre outros, beneficiando diretamente a criança, o adolescente ou a instituição de acolhimento.
“Enquanto a Família Acolhedora oferece cuidado diário em seu próprio lar, o apadrinhamento fortalece o suporte emocional e material de forma complementar às instituições de acolhimento”, acrescentou Lucília Muniz.
Ela disse ainda que a Prefeitura de Porto Velho, na gestão do prefeito Léo Moraes, vem fortalecendo cada dia mais o compromisso com o bem-estar e a proteção integral das crianças e adolescentes, incentivando a participação da comunidade nessas importantes iniciativas.
Posse do Conselho Municipal de Alimentação Escolar reforça compromisso
Durante a solenidade, foram eleitos os novos dirigentes do colegiado
Gratuidade na energia começa a valer para 60 milhões de brasileiros
Medida Provisória proposta pelo Governo Federal que cria o programa Luz do Povo, com a Tarifa Social de Energia Elétrica para integrantes do CadÚnico, começou a valer no sábado
Empresas do Simples Nacional ou sem registro no Cadastur não têm acesso a benefício fiscal do Perse
Se o Cadastur não fosse usado como elemento indicativo, todo e qualquer restaurante ou assemelhado faria jus ao Perse




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook