Servidores do TJRO ministram oficina de IA na Gestão de Riscos, em evento nacional
Ferramenta de Inteligência Artificial do TJRO foi destaque no Festival de Inovação do Poder Judiciário
Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia apresentaram a oficina "IA na Gestão de Riscos: Otimizando Processos e Substituindo Planilhas no TJ" durante o FestLabs 2025 – Festival de Inovação do Poder Judiciário, realizado no Tribunal de Justiça do Pará. A iniciativa, liderada pelo Gabinete de Governança do TJRO, foi apresentada pelo servidor Ediberto Lemos, pela servidora Daniella Pereira, lotados no GGOV-TJRO. Também participou do evento o servidor Felipe Idalgo, do Laboratório de Inovação da Justiça de Rondônia.
De acordo com Rosemeire Ferreira, secretária do Gabinete de Governança do TJRO, a iniciativa evidencia o progresso do Judiciário Rondoniense na adoção de tecnologias inovadoras para modernizar processos internos e otimizar a eficiência dos serviços prestados.
Na oficina, voltada para uma audiência nacional, os(as) servidores(as) detalharam como o TJRO institucionalizou a gestão de riscos e, mais recentemente, integrou a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar esse trabalho. Um dos destaques foi a apresentação do assessor de IA, uma ferramenta que otimiza a identificação de riscos e a formulação de estratégias para lidar com esses incidentes. A ferramenta de IA, AssessorIA, que foi apresentada em evento nacional em agosto e concorre ao Innovare, também foi desenvolvida pela equipe do Judiciário de Rondônia, sob a liderança da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Além de discutir a teoria, a equipe do TJRO demonstrou uma solução prática: o uso da ferramenta AppSheet para registrar os riscos mapeados. O sistema elimina a necessidade de planilhas complexas, tornando o processo mais ágil e acessível. A relevância do projeto foi validada com a aplicação de um caso prático, oportunidade em que os participantes voluntários puderam testar a ferramenta, comprovando a eficácia e facilidade de uso do novo sistema.
“A participação no FestLabs 2025 consolida a posição do TJRO como uma instituição inovadora, ao compartilhar uma solução que tem potencial para aprimorar significativamente a gestão de riscos em tribunais de todo o país", destacou a secretária do GGOV.
O “Gestor de riscos” no AssessorIA.
O especialista denominado “Gestor de riscos” é um assistente de Inteligência Artificial, criado dentro do assessorIA, com características pré-determinadas, o qual calcula os possíveis riscos de uma determinada situação, a partir das informações fornecidas, para identificar eventos de risco potenciais relacionados a objetivos, atividades ou contextos específicos do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, utilizando o Manual de Gestão de Riscos do PJRO, a Resolução Nº 298/2023-TJRO e as normas ABNT NBR ISO 31000/2018, ABNT ISO/TS 22317 e ABNT ISO 22301. Para cada risco identificado, ele detalha sua classificação (estratégica, orçamentária/financeira, operacional, legal, reputacional, integridade), causas, consequências e propõe iniciativas preventivas e mitigadoras.
Roteiro para utilizá-lo:
- Inicie uma nova conversa;
- Selecione o especialista “Gestor de riscos”: Você pode encontrá-lo usando a palavra-chave "risco" na busca e, se for usá-lo com frequência, adicione-o aos seus favoritos;
- Para iniciar a análise de riscos é preciso informar qual é o Objetivo ou Atividade Relevante (por exemplo: implantação de sistema, processo de contratação, realização de evento institucional, atividade operacional, etc.) ou um Contexto detalhado sobre a situação a ser analisada. Por exemplo:

- Dicas: Escreva o objetivo, depois pressione Shift + Enter para adicionar o contexto na linha seguinte.
- Recomenda-se escolher o modelo GPT-4.1, por ser considerado ótimo para análises e programação rápida;
- Pressione a tecla “Enter” para gerar análise;
- Valide os resultados gerados com atenção, garantindo que as informações estejam corretas e completas.
- Recomenda-se a observância à Resolução Nº 356/2025-TJRO, que Instituiu a Política de Inteligência Artificial no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, com diretrizes para sua implementação e uso responsável;
- Para uma compreensão completa do processo de gestão de riscos, recomenda-se consultar o Manual de Gestão de Riscos do PJRO;
- Em caso de dúvida, contate a equipe da Coordenadoria de Estratégia e Projetos, no Gabinete de Governança (GGOV), ou pelo ramal 6611.
Anvisa proíbe venda de 32 suplementos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
STF recebe pedido de Bolsonaro para tratamento médico
Prescrição é de realização de procedimento na pele
Deputado pede inquérito contra Tarcísio após falas contra STF
Para o parlamentar, governador paulista incitou desobediência à corte




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook