Servidores que atuarão no novo Fórum Geral de Porto Velho recebem aperfeiçoamento em atendimento ao público

Fórum César Montenegro será inaugurado nesta terça-feira (17), às 17 horas

Assessoria de Comunicação Institucional com informações da Emeron
Publicada em 17 de dezembro de 2019 às 11:59
Servidores que atuarão no novo Fórum Geral de Porto Velho recebem aperfeiçoamento em atendimento ao público

Ao longo da última semana, foram realizadas na Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) duas turmas do curso Atendimento ao Público Interno e Externo com Ênfase na Ética Pessoal e Profissional, voltado a servidores e terceirizados do Tribunal de Justiça do Estado que atuarão no novo Fórum Geral César Montenegro. No total, foram capacitadas mais de 100 pessoas que atuarão no prédio, que reunirá todo o atendimento de 1ª instância em um só local na capital, na avenida Pinheiro Machado. A inauguração será nesta terça-feira (17), a partir das 17h.

A formação foi ministrada pela psicóloga Mariângela Onofre e pela supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porto Velho, Kasuelinda Vieira, com apoio do juiz Ilisir Rodrigues e dos servidores Esther Guedes, Gilson José da Silva, e Leandro Batista. A supervisora explica que foi verificada a necessidade de um curso visto que cada unidade tem o seu tipo de atendimento. “O curso não é para ensinar as pessoas como devem trabalhar, e sim para uma atualização, pois temos vários setores nesse atendimento, desde os nossos policiais lotados na Assessoria Militar (Asmil) do TJ, bem como agentes de segurança, terceirizados, cartórios distribuidores e centrais de atendimento dos fóruns”.

Kasuelinda conta que existia uma expectativa grande em relação ao layout do novo prédio e como seria o funcionamento das varas em cada andar. Segundo ela, todos os servidores e jurisdicionados vão adentrar passando por todo o sistema de segurança (porta giratória, esteira de raio-X), serão atendidos pela recepção e mais à frente em 13 guichês. “Neles vão ser atendidas pessoas que vão procurar pelas varas de família, infância e juventude, juizados especiais, fórum criminal e execuções fiscais”, diz.

Os instrutores aperfeiçoaram o público interno a partir do primeiro atendimento, explicando como é o funcionamento das varas (violência doméstica, de família, criminais), as vestimentas dos servidores, a recepção, questões de segurança, além da apresentação do prédio feita pela equipe da nova administração. Kasuelinda deixa clara a intenção do Fórum Geral: “Todo mundo vai ser bem atendido, a expectativa é que o jurisdicionado saia de lá com seu problema resolvido ou bem informado, pois mesmo que a demanda não seja nossa, a gente vai fazer o possível para que essa pessoa saia orientada”.

Uma das servidoras do novo prédio é Fernanda Nunes Pimenta, sargento da Polícia Militar lotada na Asmil, que saiu satisfeita da formação. “O curso vem para aprimorar as qualidades que cada um já tem e padronizar os procedimentos nessa nova realidade, vejo como de grande valia”. Para ela, a complexidade do atendimento integrado foi sanada: “Cada um tem sua particularidade, essas simulações ao longo do curso fazem com que a equipe venha a refletir realmente sobre esses procedimentos reunidos”. Por fim, a servidora confia num melhor atendimento proporcionado pela maior acessibilidade à comunidade. “Com certeza flui melhor pela unificação, temos tudo setorizado em um prédio único, o benefício maior é o contentamento desta comunidade que está sendo recebida e atendida”, garante Fernanda.

Homenagem

O nome do Fórum Geral é uma homenagem ao desembargador Francisco César Soares de Montenegro, que ingressou na magistratura em 1967, atuou como juiz no Território Federal de Rondônia, sendo promovido a desembargador com a instalação do estado em 1982. Irmão de Eurico Montenegro, atual decano do TJRO, César compôs a primeira corte do recém-criado Tribunal de Justiça, por isso seu nome foi escolhido para nomear o Fórum Cível e, agora com a sua mudança, também o Fórum Geral.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook