Servidores relatam importância do canal de comunicação com Iperon para planejar a aposentadoria

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), publicou em 2020, 788 atos de aposentadoria

Jéssie Dias Fotos: Frank Néry e Jéssie Dias Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 16 de fevereiro de 2021 às 11:32
Servidores relatam importância do canal de comunicação com Iperon para planejar a aposentadoria

Entre os novos aposentados estão dez servidores do Instituto

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), publicou em 2020, 788 atos de aposentadoria. Entre os novos aposentados estão 10 servidores do Instituto. 

É um momento esperado para muitos servidores, mas a novidade pode se tornar desgastante ao longo do tempo, uma vez que os novos aposentados já estavam acostumados com a rotina de trabalho no serviço público. Pensando nisso, o Iperon possui um canal de vídeos, com dicas para que aposentados e servidores que estão caminhando para a aposentadoria saibam como administrar o tempo livre, reorganizar as finanças e até mesmo empreender.

A assistente em previdência Amujacy Perez, se aposentou em dezembro do ano passado. Para ela essa nova fase ainda é muito recente. “Eu estou conseguindo cada dia mais me conscientizar que estou aposentada, chegou meu dia. Ainda estou processando aos poucos o desligamento do trabalho. Sinto falta dos meus colegas, de trabalhar, de estar produzindo”, afirmou.

Cláudia Machado se aposentou em outubro, após 32 anos como técnica em previdência

A psicóloga Maria Enilsa, destaca que neste novo ciclo de vida é normal surgirem as dúvidas quanto a nova rotina e a nova vida. “A aposentadoria é o fim de um ciclo formal e a possibilidade de iniciar novas atividades, já que agora o novo aposentado pode colocar em prática planos e sonhos que não poderiam ser realizados anteriormente por falta de tempo e oportunidade”.

Após 32 anos como técnica em previdência, Cláudia Machado, agora se dedica ao artesanato. “Para mim essa fase está sendo muito boa. Tenho planos, sou artesã e estou me dedicando mais a esse trabalho que amo muito. O importante é a pessoa ter um planejamento, para que não fique simplesmente dentro de casa, procure aprender novos ofícios para se sentir melhor após a aposentadoria”, afirma.

A psicóloga Maria Enilsa diz que para ter uma aposentadoria saudável, o importante é cuidar da saúde física e mental, da alimentação, praticar atividade física, se ocupar com novas atividades. O planejamento é a palavra-chave para quem está aposentado e para quem vai se aposentar.

Comentários

  • 1
    image
    Bento Arruda 17/02/2021

    SO PECISA MELHORA O SISTEMA DE TELEFONIA DO INSTITUTO. É MUITO DIFICIL ALGUEM ATENDER ALGUM TELEFONEMA DE FORA. MESMO DE PORTO VELHO. AQUI DO INTERIOR ENTÃO É MUITO DIFICIL.

  • 2
    image
    zequinha 16/02/2021

    Deveria ser para muitos servidores um momento de grande alegria APOSENTAR. Infelizmente para muitos que trabalharam por mais de 30 anos pelo Estado de Rondônia não é bem vindo pelo salário que irão receber até o fim de suas vidas. Salário de FOME, Infelizmente.

  • 3
    image
    Silveira Assunção 16/02/2021

    Com todos os meios tecnológicos disponíveis no meio das pastas administrativas um processo de aposentadoria levar mas de 82 dias para acontecer é incompetência absoluta do governo e suas secretarias. Em Rio Branco um processo de aposentaria leva em média 45 dias para o funcionário ser aposentado, os funcionários da Seduc de RO levam em média 3 anos para conseguirem essa dadiva.

  • 4
    image
    Marques 16/02/2021

    Boa iniciativa, pois é um direito liquido e certo. Mais no final do tempo o servidor é que tem que está se gastando correndo atrás com todas as relutas e dificuldades que há. espera que não só essa, mais que venha outras para que o esclarecimento e acesso seja menos burocrático para todos que realmente tem o direito.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook