Servidores são capacitados em sistema que facilitar o acesso dos cidadãos a diversos benefícios sociais
O Sistema é uma plataforma que facilitar o acesso dos cidadãos a diversos benefícios sociais
A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) é parceira da Caixa Econômica Federal (CEF) na realização da capacitação sobre o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). Serão constituídas três turmas de 25 servidores cada, durante este mês de setembro.
O Sibec é uma plataforma desenvolvida pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos a diversos benefícios sociais. Por meio desse sistema, é possível realizar o cadastro e a gestão de programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Sibec funciona como um sistema integrado que permite o cruzamento de informações de diferentes bases de dados, garantindo maior eficiência na concessão e no acompanhamento dos benefícios. Por meio do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, os cidadãos podem se inscrever e atualizar seus dados, facilitando o acesso aos programas sociais.
A capacitação também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
CAPACITAÇÃO
A capacitação para que os servidores aprendam de forma eficiente a utilização do Sibec visa aprimorar a gestão, a inclusão e a distribuição dos benefícios sociais, fortalecendo o atendimento aos cidadãos. Com a cooperação entre o governo estadual, a Prefeitura e a instituição financeira, busca-se padronizar procedimentos, reduzir erros e ampliar a eficiência no fluxo de análise, concessão e fiscalização dos benefícios.
Caixa Econômica Federal é responsável pela gestão do Sibec, com especialistas para treinamentos práticos, casos reais e simulações de fluxo de benefícios. A Semias assegura a adaptação local do conteúdo, considerando as necessidades da gestão municipal, bem como a integração com serviços de assistência social no município.
IMPACTO ESPERADO
- Melhoria na eficiência do cadastramento, verificação de renda e elegibilidade;
- Redução de falhas no processamento de benefícios e maior transparência para o cidadão;
- Fortalecimento da rede de atendimento, com atuação integrada entre esfera estadual e municipal;
- Capacitação contínua de servidores para acompanhar alterações legais e técnicas no Sibec.
CARTEIRA DE AUTISTA NOS DISTRITOS
Todos os polos de cadastramento estão recebendo capacitação inédita para expedir a Carteira de Autista. A capacitação é voltada aos servidores dos polos do distrito de Nazaré, no baixo Madeira, e nos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã, na Ponta do Abunã.
“Hoje, um cidadão precisa percorrer aproximadamente 330 km, no caso de Nova Califórnia, apenas para obter a Carteira de Autista, ou então, no caso das comunidades ribeirinhas, pegar um barco para vir até Porto Velho, para conseguir o documento. Com essa capacitação, todos os polos de cadastramento nos distritos, estarão aptos a expedir a Carteira do Autista”, afirmou Clóvis Henrique, gerente do Cadastro Único de Porto Velho.
Prefeitura faz mutirão de limpeza em Nova Mutum Paraná
Ação conta com sete dias de serviços intensivos, envolvendo cerca de 20 colaboradores e apoio de maquinário
Prefeitura cria comitê para atender população em situação de rua
Comitê conta com representantes de órgãos municipais, estaduais, federais, do sistema de justiça, universidades, conselhos, sociedade civil organizada e movimentos sociais
Funcultural apoia 192 eventos em Porto Velho
Prefeitura garante mais de 260 dias de atividades culturais em bairros e distritos da capital




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook