Setembro: Calendário colorido de campanhas propõe reflexões e lutas

Mês dedicado à prevenção ao suicídio, que é um grave problema de saúde pública, e que tem um impacto em toda a sociedade

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 05 de setembro de 2022 às 14:11

todos

Campanhas de prevenção e ações de conscientização sempre estão presentes no TJRO, e este ano não será diferente,  o 9° mês do ano é pintado com cores que nos alertam e conscientizam sobre lutas distintas, reflexões, prevenção e tratamento de doenças, trazendo debates e temas importantes, que merecem mais visibilidade, não só no mês de setembro, mas em todo ano.

Setembro amarelo 

Mês dedicado à prevenção ao suicídio, que é um grave problema de saúde pública, e que tem um impacto em toda a sociedade. Algumas das ações que movimentam o mês são dedicadas ao combate e conscientização para o problema, que, dentre as principais causas, estão relacionadas a transtornos psiquiátricos, esquizofrenia e uso de substâncias psicoativas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser evitados, ressaltando a importância de se falar corretamente sobre o assunto, impedindo que informações inadequadas cheguem à população e aumentem o estigma relacionado aos transtornos mentais.

A importância de saber identificar quando alguém está com problemas mentais escutando-o, demonstrando empatia, mas, principalmente, levando-o ao médico psiquiatra, pode ajudar a salvar vidas. 

Setembro vermelho 

Uma iniciativa de conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e para a prevenção das doenças cardiovasculares. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem infarto agudo do miocárdio (IAM) e em cerca de 30% dos casos ocorre óbito. A estimativa é que até 2040 o índice deva sofrer um aumento de até 250% no país. 

Dentre as doenças cardiovasculares mais comuns estão os acidentes vasculares cerebrais (AVC), infartos, insuficiência cardíaca e as  doenças arteriais periféricas. A atenção à saúde do coração deve acontecer todos os dias do ano, a cada escolha, a cada acompanhamento médico, a cada exame e consultas de rotina

Prestar atenção ao ritmo da vida, aos hábitos e aos sinais do corpo é fundamental para que o coração possa bater saudável.

Setembro verde

21 de setembro é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência. Essa data foi oficializada em 2005, pela Lei Nº 11.133. E foi escolhida porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Assim sendo, o dia surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Setembro azul 

Visibilidade da Comunidade Surda, comemorado no dia 26 de setembro, a cor azul simboliza orgulho e resistência e remete à segunda guerra mundial, em cujo período, todas as pessoas com deficiência, dentre elas os surdos, eram identificados com uma faixa azul no braço. 

Voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos, traz pautas importantes sobre a luta da comunidade surda. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Nota Pública - TRT da 14ª Região

Nota Pública - TRT da 14ª Região

Imprescindível esclarecer que a Exma. Sra. Presidente do TRT-14, Dra. Maria Cesarineide de Souza Lima, é natural de Rio Branco, Estado do Acre e possui domicílio fixo em Porto Velho-RO