Soldado da PM passa a ser obrigado a ter curso superior

Para oficial será exigido o curso de bacharel em Direito.

Eranildo Costa Luna
Publicada em 22 de junho de 2017 às 14:42
Soldado da PM passa a ser obrigado a ter curso superior

Os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária de terça-feira (20), três projetos de iniciativa do Governo, que passam a estabelecer novas regras para ingresso nas carreiras de soldado e de oficial da Polícia Militar. Entidades representativas da corporação e policiais militares marcaram presença nas galerias da Assembleia, apoiando as matérias.

Os deputados Jesuíno Boabaid (PMN) e Adelino Follador (DEM), relataram as matérias em plenário, que foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares. O projeto segue agora para a sanção do governador Confúcio Moura (PMDB). Os deputados apresentaram duas emendas ao projeto original, sendo uma assegurando que o Governo continue chamando os aprovados no último concurso da PM e outro estendendo a idade limite para 32 anos.

Para ingressar como soldado da PM, nos próximos concursos, será exigido diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento. Para ingressar como oficial, a exigência será o diploma de Direito, a exemplo do que ocorre em outros estados, como Santa Catarina.

Discussões da matéria

"É uma discussão antiga em Rondônia, que era muito solicitado por praças e por oficiais. Vai dar novas oportunidades e abrir espaços para os militares buscarem o oficialato", destacou Jesuíno.

Nas discussões, o líder do Governo, Laerte Gomes (PSDB), ressaltou o empenho do deputado Jesuíno na aprovação da matéria. Luizinho Goebel (PV) também destacou a atuação de Boabaid nesta matéria e nas demais pertinentes à Polícia Militar.

Marcelino Tenório (PRP) também enalteceu o empenho de Jesuíno em mais esta iniciativa de apoiar a corporação, que segundo ele é digna de todo o reconhecimento. Cleiton Roque (PSB) destacou ainda o trabalho do vice-governador Daniel Pereira (PSB), que se mobilizou para a aprovação da matéria.

Os deputados Alex Redano (PRB) e Follador reforçaram o reconhecimento ao trabalho de Jesuíno e a importância das matérias aprovadas. Hermínio Coelho (PDT) disse que o contingente diminui a cada dia e a carga de trabalho dos policiais é cada vez maior, em razão disso. "É preciso ampliar o contingente e dar mais condições de trabalho. Mas, este projeto, que é um pedido da categoria, é um avanço", completou Coelho.

Comentários

  • 1
    image
    Hamilton Carvalho 22/06/2017

    Concordo que todos os PM terão que ter nivel Superior, e sim todos os trabalhadores em geral.

  • 2
    image
    Raimundo 22/06/2017

    Sabe o que é isso? É que o Jesuino quer chegar ao patamar do Conselheiro Wilber Coimbra, a qual ele tem uma desavença. Concordo com o Sr. JOSE MOREIRA LIMA, onde que com esta inovação de lei ou seja requisito superior para soldado vcs acham mesmo que um indivíduo com o diploma na mão aceitara ganhar um salário indigno ou mesmo que eleve os valores, não se compara com as lacunas do perigo eminente amigo.

  • 3
    image
    Pedro Manso 22/06/2017

    E quanto aos nobres deputados e vereadores e senadores, terão que concluir só o ensino fudamental que é o antigo alfabetização e já estão protos para legislar e ganhar dindin.

  • 4
    image
    Antonio José 22/06/2017

    É  uma lei na contramão dos mais novos. Mais lembrando que na UNOPAR, existe o curso de gestao ambiental, nível superior, um ano e meio e semi presencial e sem TCC.

  • 5
    image
    JOSE MOREIRA LIMA 22/06/2017

    Deputado Jesuíno até agora não mostrou a que veio como parlamentar, a não ser olhar para o próprio umbigo, criou a " lei Jesuíno" que somente serviu para vc mesmo, a PMRO hoje não tem efetivo suficiente e o crime e as organizações só aumenta, com esta inovação de lei ou seja requisito superior para soldado vcs acham mesmo que um indivíduo com o diploma na mão aceitara ganhar um salário indigno com as lacunas do perigo eminente amigo, deputado espero que isto não prejudique a segurança publica o que falta é efetivo ou seja policiamentos ostensivos, motorizados e inteligência e valorização nos vencimentos dos praças fato este não ocorrido mesmo com a exorbitância dos ex - territórios desagregados da folha do estado. O ensino médio estava de bom tamanho, saudades do Coronel Abreu verdadeiro deputado dos PMS criou a "lei abreu" .

  • 6
    image
    carlos puruna 22/06/2017

    Não vejo outra intenção nesse projeto, que não a de colocar os salários dos policiais militares num patamar de nível superior. E o governador caiu na arapuca!

  • 7
    image
    Sergio um cidadão 22/06/2017

    INTERESSANTE COMO SEMPRE FALAM EM AUMENTAR O CONTINGENTE PARA PODER A POLICIA CUMPRIR SEU PAPEL. CONTUDO ANDANDO PELOS PODERES CONSTITUÍDOS PERCEBE-SE A RAZÃO DA FALTA DE CONTINGENTE; HÁ POLICIAIS MILITARES EM TODAS AS ESFERAS DE PODER: MINISTÉRIO PÚBLICO, JUDICIÁRIO, TRIBUNAL DE CONTAS, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E ATÉ NA PREFEITURA, ENTRE OUTRAS SECRETARIAS. QUEM É O RESPONSÁVEL POR FISCALIZAR ISSO? FAÇAM UM LEVANTAMENTO E VEJAM QUANTOS POLICIAIS ESTÃO EM DESVIOS DE FUNÇÃO? ENQUANTO ISSO A POPULAÇÃO SOFRE COM A FALTA DESTES POLICIAIS NAS RUAS, ONDE É SEU MISTER.

  • 8
    image
    joao roberto 22/06/2017

    o que precisa e os deputados darem salarios aos policiais e em seguida aumentar o salario de professor e isto ajudara na formacao melhorada do cidadao futuro SOLDADO que doravante precisara ser doutor ate doutor da lei no caso de aficial.

  • 9
    image
    joão 22/06/2017

    Deputado, com essas matérias o senhor acha que está ajudando em alguma coisa a policia militar. Deputado cadê as matérias encaminhada pelo senhor contendo nas tais aumento salarial? .

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook