STF afasta critério do CNJ de promoção por conciliações
Entendimento é de que critério depende da vontade das partes, e não da capacidade de trabalho do juiz
O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, julgou inconstitucional o trecho de uma norma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que concedia vantagem em promoções por merecimento a magistrados ou magistradas com índice de conciliação mais alto: um maior número de acordos firmados entre as partes nos processos sob sua responsabilidade. A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada em 17/10, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4510, da relatoria da ministra Cármen Lúcia.
Desigualdade
A ação foi apresentada, em 2010, pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). As entidades questionavam a Resolução 106/2010 do CNJ, que regulamenta os critérios de promoção e acesso na magistratura, alegando tratamento desigual e abuso do poder normativo do conselho. Trechos da norma foram revogadas por resoluções posteriores.
Produtividade
No julgamento, o STF declarou a inconstitucionalidade apenas da expressão final do parágrafo único do artigo 6º: “privilegiando-se, em todos os casos, os magistrados cujo índice de conciliação seja proporcionalmente superior ao índice de sentenças proferidas dentro da mesma média”. Segundo a relatora, esse trecho afronta os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, uma vez que a conciliação, embora deva ser estimulada, não depende exclusivamente da atuação do juiz, mas da vontade das partes.
(Cezar Camilo/AS//CF)
Nova 364 tem mais de 20 frentes de obras na BR-364
Avanço das estruturas do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) acompanha ritmo das obras viárias e serviços iniciam em dezembro
Energisa alerta sobre chuvas fortes em RO
Com a previsão de temporais mais fortes, é fundamental que todos redobrem os cuidados
Governo de RO celebra Dia do Servidor Público
As atividades recreativas e interativas, acontecem no pátio do Palácio Rio Madeira, e contam com programação focada no tema Retrô, com dj, provas recreativas, além de um campeonato de dança dos anos 70 e 80




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook