Sustentabilidade: AGU reduz em 44,9% consumo de energia

Resultado obtido entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 é o dobro da meta prevista em decreto

Assessoria/AGU
Publicada em 17 de maio de 2022 às 14:44
Sustentabilidade: AGU reduz em 44,9% consumo de energia

Advocacia-Geral da União superou o dobro da meta de redução do consumo de energia elétrica estabelecida pelo Governo Federal entre setembro de 2021 e fevereiro deste ano. A redução foi de 44,9% em relação à média de consumo registrada no mesmo período dos anos de 2018 e 2019 em toda a AGU, o que equivale a 4.220.504 Kwh de economia. O Decreto Presidencial nº 10.779/2021, publicado em virtude do agravamento da crise hídrica,  determina que órgãos e entidades da administração pública federal devem reduzir o consumo de energia de 10% a 20% entre os meses de setembro de 2021 e abril de 2022.

Em balanço divulgado pela Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice), instituída pela Advocacia-Geral da União para assessorar os dirigentes na implementação das medidas de redução de consumo, verificou-se que todas as Superintendências de Administração da AGU (Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), além da Unidade de Atendimento de Minas Gerais, apresentaram redução do consumo de energia elétrica.

Em setembro, a redução média entre as unidades foi de 45,5%; em outubro de 45,7%; em novembro de 47,1%; em dezembro a redução ficou em 41,7%; em janeiro foi de 42,6%; e em fevereiro a redução alcançou 46,8% em relação à média de consumo registrada nos mesmos meses dos anos de 2018 e 2019.

Os relatórios mensais elaborados pela Cice estão disponíveis no site da AGU, conforme prevê o decreto presidencial. Os resultados alcançados são fruto das ações de consumo consciente desenvolvidas pela AGU no âmbito do Plano de Logística Sustentável (PLS) ao longo dos anos, da revisão das ações propostas no decreto presidencial e do baixo fluxo de pessoas nas unidades do órgão em 2021 em função da pandemia de covid-19.

Boas práticas

De acordo com a coordenadora-geral de Logística da Diretoria de Logística e Gestão Documental (DLOG), Cristina Sisson de Castro Massini Joenck, o PLS se consolida desde 2015 como um importante instrumento de gestão no combate ao desperdício de recursos, dentre eles a energia elétrica.

“As boas práticas sustentáveis já adotadas na AGU (como substituição de lâmpadas incandescentes por LEDs, uso racional da climatização, utilização de luz natural nos imóveis, aparelhos com maior eficiência energética) e o fortalecimento de campanhas educativas, todas realizadas com suporte do PLS, contribuíram significativamente com os resultados obtidos na CICE”, pontua.

O secretário-geral de Administração substituto, Márcio Bastos Medeiros, também ressalta a importância do PLS para o alcance dos resultados positivos da AGU e cita ainda outras ações em curso. “Além do PLS, estamos desenvolvendo na SGA o Programa AGU Pessoas, projeto em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Um dos focos do programa é o Eixo AGU Sustentabilidade, cujo principal objetivo é promover iniciativas voltadas para a internalização dos princípios da sustentabilidade ambiental na organização, para além das práticas essenciais que já adotamos”, pontua.

Exemplo

De acordo com Márcio Bastos, a adoção do teletrabalho devido à pandemia da covid-19 também contribuiu para a redução do consumo de energia na AGU, além do amadurecimento institucional para as questões ambientais. “O que percebo é um compromisso real do órgão para que sejamos referência em sustentabilidade, tema que está sempre presente nas reuniões. Mesmo os projetos que não são necessariamente voltados para a sustentabilidade ambiental acabam tendo interface com esse tema. Trabalhar em prol da sustentabilidade ambiental é dever de todos nós, mas os órgãos públicos têm de ser referência, precisam ser exemplo positivo nessa temática que considero essencial”, enfatiza.

Márcio Bastos destaca como exemplo do amadurecimento da instituição para as questões ambientais o desenvolvimento de projetos de geração de energia limpa, como a implantação da usina de geração de energia solar fotovoltaica, em funcionamento no Edifício-Sede II da AGU, em Brasília. “Esse projeto incrível tem sido responsável por uma economia importante e pela geração de energia limpa e renovável”, frisa, lembrando que iniciativa semelhante já está em andamento na Superintendência de Administração da 5ª Região, em Recife, Pernambuco.

Após a publicação do decreto, a Diretoria de Logística e Gestão Documental (DLOG) da Secretaria-Geral de Administração (SGA) disponibilizou um checklist com o objetivo de auxiliar no acompanhamento das ações voltadas para o uso eficiente de energia e garantir o cumprimento das metas estabelecidas. Como a AGU possui unidades em todos os estados, as ações e medidas de redução do consumo estão sendo executadas de forma descentralizada e ficam a cargo das Superintendências de Administração (SADs).

O consumo de energia na AGU já vinha sendo monitorado, mês a mês, pelo PLS, instrumento de gestão que possui dados históricos do marco temporal definido pelo decreto. “Isso tem permitido que façamos um acompanhamento mais efetivo da evolução do consumo e que coloquemos em prática ações efetivas de redução”, explica a diretora de Logística e Gestão Documental, Fábia Lopes Junqueira.

Outra medidas

Entre as ações desenvolvidas no âmbito do PLS estão a realização de manutenção preventiva nas edificações, máquinas e equipamentos, a fim de possibilitar a redução do consumo de energia elétrica; a substituição de lâmpadas velhas por outras mais econômicas; e a priorização da aquisição de equipamentos elétricos com selo de eficiência energética; entre outras medidas.

Além disso, há o acompanhamento do consumo per capita (kWh/pessoa) por edifícios da instituição e o monitoramento mensal da meta definida pelas respectivas unidades, de modo a permitir que o gestor possa decidir de maneira rápida e efetiva pela correção de eventuais desvios no consumo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook