TJRO realiza evento sobre Plataforma Socioeducativa (PSE)
A Plataforma Socioeducativa (PSE) surge como um marco na modernização e melhoria da gestão das medidas socioeducativas, alinhada aos objetivos institucionais do Tribunal de Justiça de Rondônia
Na última sexta-feira, 5, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) promoveu um evento voltado à implementação da Plataforma Socioeducativa (PSE). O evento ocorreu no auditório do Fórum Geral de Porto Velho e contou com a presença do desembargador Ruy Muggiati, Coordenador Adjunto do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ).
A Plataforma Socioeducativa (PSE) surge como um marco na modernização e melhoria da gestão das medidas socioeducativas, alinhada aos objetivos institucionais do Tribunal de Justiça de Rondônia. A PSE tem como objetivo otimizar o acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com o intuito de garantir a efetividade das ações e o cumprimento das diretrizes legais previstas.
O evento representa o início da implementação dessa plataforma inovadora, que inclui capacitações para os(as) servidores(as) do TJRO e uma operação assistida que ocorrerá entre os dias 5 e 12 de dezembro de 2025. Durante esse período, será realizado o acompanhamento da estabilização da PSE, com o objetivo de identificar eventuais necessidades de correções ou ajustes nas funcionalidades da plataforma, tomando como base o escopo homologado.
Plataforma Socioeducativa
A PSE foi criada para substituir o Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei (CNACL), que registra as guias de acompanhamento da situação processual de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Funciona de forma integrada com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema desenvolvido pelo CNJ para encerrar a tramitação de processos em papel.
A ferramenta representa salto tecnológico para a justiça Juvenil ao permitir o acompanhamento e o gerenciamento de processos sob responsabilidade de cada juiz, vara, cidade ou estado, além de emitir alertas sobre prazos a vencer e facilitar o acesso ao Plano de Atendimento Individualizado dos e das Adolescentes. Permite ainda a formação de uma base confiável sobre o perfil sociodemográfico de adolescentes em cumprimento de medida, que hoje carece de dados atualizados.
Suporte
Para facilitar o suporte durante a implementação da plataforma, usuários internos do Poder Judiciário rondoniense podem encaminhar dúvidas ou solicitações por meio do sistema “Por Aqui” selecionando o produto PSE - Plataforma Socioeducativa. Já usuários externos podem pedir atendimento abrindo chamado pelo e-mail [email protected]. Além disso, é possível registrar solicitações via GLPI no site https://suporteti.cnj.jus.br/ ou utilizar, durante os primeiros 30 dias após a implantação, o e-mail emergencial [email protected].
- Confira também o Manual do usuário.
16º Casamento Comunitário celebra 60 casais em Ji-Paraná
O evento proporcionou momentos de emoção entre os noivos e familiares
TJRO alerta risco de IA em documentos judiciais
Entre os riscos apontados estão falhas de segurança, comprometimento de bases de dados e abalo à confiança nos sistemas digitais do Judiciário
Economia de RO bate recordes de crescimento em 2025
Em evidência como uma das melhores economias, Rondônia projeta mais conquistas para 2026, com um cenário ainda mais favorável para investimentos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook