TJRO realiza Sessão de Outorga de Comenda a novo desembargador

A posse foi em 14 de junho, mas a sessão solene de comemoração ocorreu na sexta, dia 28 de junho.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 01 de julho de 2019 às 12:00
TJRO realiza Sessão de Outorga de Comenda a novo desembargador

O magistrado José Antonio Robles, empossado como desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, no último dia 14, recebeu em sessão solene do Pleno, no dia 28 de junho, às 17h, no 5º andar do edifício-sede do TJRO, o colar do Mérito Judiciário, comenda concedida a todos os magistrados quando empossados no cargo da 2ª instância.

A cerimônia foi, também, uma comemoração da posse do novo desembargador do TJRO, que compõe a 1ª Câmara Criminal, em substituição ao desembargador Péricles Moreira Chagas, aposentado em 2018. A cerimônia contou com a presença das autoridades civis e militares do Estado, bem como familiares e amigos do magistrado.

Natural de Populina-SP e graduado pela Faculdade de Direito de Araçatuba-SP, com pós-graduação em Direito Penal pela Unir e MBA em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas, José Antonio Robles ingressou na magistratura rondoniense por meio do VII Concurso Público para Ingresso na Magistratura do TJRO, em 1992. Atuou nas comarcas de Costa Marques, Ji-Paraná e Jaru antes de assumir a titularidade da 4ª Vara Cível de Porto Velho, no ano de 2000. Foi juiz convocado para compor a 1ª Câmara Criminal da Corte. No período de 2002-2003 foi juiz auxiliar da Corregedoria, e durante as gestões da desembargadora Zelite Andrade Carneiro e do desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes foi juiz auxiliar da Presidência. Os citados magistrados, assim como outros importantes em sua carreira, foram nominados em seu discurso com agradecimentos especiais.

"É que ao longo do meu pouquíssimo tempo de completar três décadas de magistratura, venho observando como todos os senhores, desembargadores e juízes, dignificam a magistratura de Rondônia. Não porque são mulheres e homens probos, corajosos, vocacionados, tenazes, firmes, respeitosos, respeitados, mas, sobretudo, porque são possuidores de sólidas formações jurídicas e humanísticas. Por terem as suas vidas voltadas em fazer valer, prevalecer e cumprir a lei e a justiça"

José Antonio Robles afirmou que se sente honrado em assumir a cadeira de desembargador, “missão que quero desempenhar com o afinco e a dedicação, já características da magistratura rondoniense, sempre enaltecida pelas suas conquistas, frutos do trabalho sério, prioritariamente focado no bem comum e nas melhores respostas à sociedade, que são o atendimento aos anseios do cidadão jurisdicionado que a integra”.

Agradeceu, ainda, a seus familiares, grande parte deles presente na cerimônia, e a sentida ausência do pai, falecido aos 58 anos de idade. "No dia da posse como juiz, em 1º de setembro de 1992, meus familiares não puderam comparecer. Meu irmão disputava eleição a prefeito, e foi eleito! A minha irmã, professora, lecionava; seus cônjuges, minha mãe e todos os meus, por motivos diversos, compreensíveis, não puderam vir. Na sessão de posse estávamos Cristiane (esposa) e eu, e pela frente do Tribunal de Justiça, como hoje, subi as escadas para a posse. Naquela ocasião, em meus pés, estavam os sapatos deixados por meu pai. E hoje, neste momento festivo, não estou calçando os sapatos dele, mas calçado pelas presenças deles, meus familiares, e de todos vocês!", relembrou.

Por fim, reconheceu o companheirismo da esposa, com quem teve duas filhas, hoje já jovens se encaminhando para vida adulta. "Fernanda e Flávia, uma já médica formada e a outra já iniciando o quinto ano também de medicina. Vocês duas são as flores e o perfume do meu caminhar. Tenho orgulho da humildade, beleza, inteligência, cultura, equilíbrio, galhardia e honradez de vocês",

"Minha esposa Cristiane Vargas Volpon Robles. A você vão os meus cumprimentos e agradecimentos especiais por este momento de amor. Assim, cumprimento-a pela luz que brilha em seus olhos; cumprimento-a pela retidão, caráter, inteligência, respeitabilidade com o próximo, coisas que lhe são natas; cumprimento-a pela firme crença, que sou testemunha, no amor e proteção de Cristo Jesus”, finalizou o desembargador.

 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    clenio amorim correa 02/07/2019

    Parabéns e sucesso!!! Vossa Excelência é merecedor da comenda!!!

  • 2
    image
    David avanso 02/07/2019

    Parabéns meu mestre em direito processual civil, todo o conhecimento que adquiri do direito processual civil foi com o senhor, sou-lhe muito grato por isso. Nosso tribunal de justiça cresceu muito com sua promoção.

  • 3
    image
    Paulo Jorge 01/07/2019

    Parabéns e merecido cargo como Desembargador do TJ/RO, conheço sua trajetória como advogado militante nesta Comarca, como Juiz e brilhante em suas decisões quando convocado pela Corte Maior do Estado. Dr. Robles é um homem culto, íntegro e correto. E tenho absoluta certeza que o nosso Tribunal de Justiça Estadual estará cada vez mais distribuindo a mais pura e lídima justiça.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook