Turismo de lazer e de negócios atraem grande público à Cacoal

Turismo de lazer, saúde e de negócios atraem grande público à “Capital do Café”

Texto: Giliane Perin Fotos: Prefeitura Municipal de Cacoal
Publicada em 11 de julho de 2019 às 14:14
Turismo de lazer e de negócios atraem grande público à Cacoal

Engajamento de empresários e população contribuem para o desenvolvimento de Cacoal

A união entre os diversos setores da sociedade cacoalense é a grande responsável para o desenvolvimento pujante de Cacoal, município do interior de Rondônia. Diversos eventos organizados na cidade, nas mais diversas áreas, criam os mais variados atrativos, alavancando não só a economia, mas o turismo no Município, localizado no interior do estado de Rondônia.

Além de ser uma referência em saúde, abrigando um dos mais completos hospitais públicos da região norte, o Hospital Regional de Cacoal, e também o Hospital do Câncer São Daniel Comboni, o município é considerado ainda um centro universitário, oferecendo mais de 30 cursos de ensino superior em faculdades particulares e também no Campus da Universidade Federal de Rondônia. Só nestas áreas, Cacoal recebe visitantes diariamente, dos mais variados lugares.

Eventos organizados em parceria entre os setores público e privado fortalecem a economia cacoalense

Mas não para por aí, a chamada “Capital do Café” é também uma referência em turismo de lazer, de esportes e de negócios. Eventos voltados para a economia cacoalense, como a Feira de Indústria e Comércio de Cacoal (FICC), Cacoal de Portas Abertas, Cacoal Liquida, Festival Gastronômico Cacoal Sabor, Exposição Agropecuária de Cacoal e, tantos outros, movimentam a cidade durante todo o ano. Assim como os eventos esportivos, como a Virada Cultural, Jogos Abertos, o Campeonato Rural de Futebol, Campeonato de Indústria e Comércio, os campeonatos Dentinho e Dentão e os Jogos Escolares, que mantém não só os cacoalenses envolvidos como atraem, para a “Capital do Café”, atletas e visitantes de diversos outros municípios e estados.

Outra grande atração regional é a cultura indígena, que está bastante presente em Cacoal com as tribos Suruí, Cinta-Larga e Apurinã. O artesanato indígena é um dos que se destaca com maior expressividade no município.

O município de Cacoal conta ainda com diversos outros pontos turísticos:

 Cacoal Selva Park – Entre os atrativos turísticos voltados para o lazer, Cacoal é destaque em Rondônia e em toda a região Norte através do Hotel Fazenda e Parque Aquático Cacoal Selva Park. Também conhecido como “Sítio do Nério”, o hotel está localizado a 12 quilômetros do centro de Cacoal, na propriedade do pioneiro Nério Lourenço Bianchini. Transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural em março de 2000, a propriedade possui excelente infra-estrutura de lazer, com belas estruturas ecológicas, como cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, parque aquático com piscina de ondas e outras atrações, rodas d’água, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante e lanchonetes que fazem do sítio uma das principais áreas de lazer da região.

Mini Museu de Memórias Família Salles e Caetano – Localizado às margens da RO 471, entre os municípios de Cacoal e Ministro Andreazza, está o mini museu criado pelo casal Cleide Caetano e Dorvindo Salles. O acervo, que conta com aproximadamente mil itens, é formado por objetos de família e por doações. Dentre eles estão armas antigas, moedas antigas e de outros países, rádios, máquinas fotográficas, telefones, ferramentas diversas, máquinas de escrever, ferros de passar roupas, televisões, máquinas de costura, chapéus e muitos outros. Outra relíquia que está muito bem guardada é um minidisco de vinil com o Hino de Cacoal, escrito em 1984 pela bióloga Creuci Maria Caetano, irmã de Cleide Caetano.

Pedrona da Linha 10 – Localizada no Km 30, da Linha 10, este é um lugar para quem gosta de conviver com a natureza e a aventura. O paredão, de cerca de 50 metros de altura, é usado para escaladas e caminhadas ecológicas. A subida é longa, mas do alto da pedra tem-se uma visão privilegiada da cidade de Cacoal.

Cachoeira da Linha 11 – Local de lazer e recreação, é uma área preservada com queda d’água de grande beleza; localizada no km 08 da linha E, é bastante movimentado nos finais de semana, quando são realizados rodeios, bingos e festas organizadas com música ao vivo.

 

Pesque-Pague Cabana do Peixe – O peixe é com certeza o principal atrativo da Pesque-Pague e Restaurante Cabana do Peixe, tanto nos pratos especiais, quanto na diversão. Para quem não dispensa uma boa pescaria, o espaço conta com tanques repletos de Tilápias, Tambaquis e Jatuaranas. A Cabana do Peixe está localizada na área rural de Cacoal, na extensão da avenida Sete de Setembro, entre a linha 7 e 8, no Cinturão Verde. Para as crianças que gostam de pescar, a Cabana confeccionou varas de bambús, para que pais e filhos possam aproveitar juntos os momentos de diversão e lazer.

Pedra da Linha 7 – É um local onde há a sobreposição natural de uma pedra sobre a outra, formando uma bela paisagem para ser admirada. Localizada na linha 7, é um balneário próximo à cidade, muito frequentado nos finais de semana pela população do município.

Balneário do Jânio – Está localizado no km 06, da Rodovia 383, entre os municípios de Cacoal e Rolim de Moura. O Balneário do Jânio atende com reservas e dispõe de piscinas adultas e infantis e também de quiosques equipados com churrasqueira, grelha, mesa e bancos. É um ótimo local para passar o dia, para um almoço em família ou entre amigos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Sintraer reinaugura sede administrativa

Sintraer reinaugura sede administrativa

A reforma privilegiou principalmente o bem-estar do filiado. Todas as dependências ganharam nova pintura, equipamentos modernos de escritório, banheiros, e até uma sala de reuniões foi construída.