Um ano de mordaças - In Memorian de Ueliton Bayer Brizon 

Calar a imprensa é amordaçar a democracia!

Vinicius Valentin Raduan Miguel
Publicada em 16 de janeiro de 2019 às 15:10
Um ano de mordaças - In Memorian de Ueliton Bayer Brizon 

Há um ano, em 16/01/2018, Ueliton Bayer Brizon, conhecido como Brizonzinho, jornalista/articulista do município de Cacoal (RO) era o primeiro profissional da imprensa da América Latina a ser assassinado. 

O índice - nefasto pela sua simples existência de computar os mortos da imprensa - coloca o Brasil como o segundo país das Américas que mais matou jornalistas, atrás apenas do México (1).

A impunidade de tais assassinatos segue sendo a regra em um contexto latino-americano, onde nem 20% dos crimes acabam tendo a autoria identificada, a despeito do crescente número de referido crime (2). 

À época dos fatos, eu redigi um documento e encaminhei ao Conselho Nacional de Direitos Humanos, além de ter me pronunciado publicamente sobre o acontecido. 

A investigação policial, a despeito dos esforços empreendidos, ainda não foi encerrada. Órgãos internacionais, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, emitiu comunicado à imprensa sobre a situação, mencionando expressamente a situação do assassinato (3).

O proprietário do site de notícias Jornal de Rondônia era conhecido por ser um entusiasta da renovação política e fizera distintas denúncias ao longo da carreira.

Passado um ano, a sociedade rondoniense precisa saber: quem apertou o gatilho por quatro vezes? Ainda, quem mandou matar o jornalista?

Calar a imprensa é amordaçar a democracia!

Vinicius Valentin Raduan Miguel. 

Professor da Universidade Federal de Rondônia. Advogado. Pesquisador em temáticas de Segurança Pública e Violência

1 - TeleSur. 23 Journalists Killed in 2018 in Latin America. Disponível em https://www.telesurenglish.net/news/23-Journalists-Killed-in-2018-in-Latin-America-11-in-Mexico-20181022-0003.html . acesso em 01/01/2019.

2 - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). 2018 DG Report on the Safety of Journalists and the Danger of Impunity. CI-18/COUNCIL-31/6/REV. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265828 . acesso em 01/01/2019.

3 - Comision interamericana de Derechos Humanos. La Relatoría Especial condena los asesinatos de dos periodistas en Brasil e insta a investigar relación con su actividad periodística. Comunicado de prensa R10/18. Disponível em
 https://mailchi.mp/dist/la-relatora-especial-condena-los-asesinatos-de-dos-periodistas-en-brasil-e-insta-a-investigar-relacin-con-su-actividad-periodstica?e=84fb2714bf . Acesso em 01/01/2019.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook