Uma das maiores redes de supermercados de Rondônia é acusada de sonegar impostos

Segundo o MP, o Supermercado Irmãos Gonçalves montou filial, que movimentou R$ 41 milhões em um ano, com o único objetivo de sonegar impostos, prejudicando toda a população rondoniense.

Publicada em 18/02/2013 às 16:29:00

Da reportagem do Tudorondonia

Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia está processando judicialmente a rede de Supermercado Irmãos Gonçalves - a maior do Estado - por suposta sonegação de impostos sobre um montante de R$ 41 milhões movimentados somente no ano de 2009 na Àrea de Livre Comércio de Guajará Mirim.

Segundo o MP, naquele ano, o Supermercado Irmãos Gonçalves foi a quinta empresa de maior movimentação na Área de livre Comércio.

Na ação cível pública que impetrou contra o Supermercado Irmãos Gonçalves, o MP sustenta que, apesar da vultosa movimentação financeira, a empresa manteve apenas 12 funcionários e não existiam mercadorias expostas à venda ao consumidor, porém, tão somente se limitava a movimentação de mercadorias para lojas do restante do Estado, fora da Área de Livre Comércio.

Ainda de acordo com o MP, restou evidente que o Supermercado Irmãos Gonçalves objetivou a evasão fiscal, que "causou enorme prejuízo, não só ao povo de Guajará-Mirim, mas também a todo povo rondoniense pela excessiva perda de arrecadação de tributos".

O Ministério Público requereu fosse declarada a nulidade do negócio jurídico que constituiu a filial da parte do Supermercado Irmãos Gonçalves em Guajará Mirim , que " foi criada com o objetivo de possibilitar a evasão fiscal".