UNIFACIMED realiza campanha contra o HIV e conscientização sobre o mosquito da dengue

As ações da Instituição têm gerado resultados na melhoria da saúde pública de Cacoal

Assessoria/UNIFACIMED
Publicada em 14 de dezembro de 2021 às 19:19
UNIFACIMED realiza campanha contra o HIV e conscientização sobre o mosquito da dengue

A UNIFACIMED, por meio do curso de Medicina e membros da Liga Acadêmica de Infectologia e Medicina Tropical (LAIMT), realizou duas ações importantes no início deste mês de dezembro. A primeira delas, foi dentro da Campanha de Conscientização e luta contra o HIV. Uma palestra educativa foi ministrada na Policlínica e Central de Vacinação de Cacoal. Os acadêmicos orientaram a população sobre cuidados, prevenção, rastreio da doença e tratamento. Também houve um momento de conscientização sobre a doença e a importância do tratamento, além de informações sobre a evolução do HIV para AIDS, e principalmente a importância da realização dos testes rápidos nas unidades de saúde.  

A outra ação se refere a campanha de conscientização sobre a prevenção e cuidados com o mosquito aedes aegypti, popularmente chamado de mosquito da dengue. A cidade de Cacoal foi recentemente classificada em risco médio de proliferação, conforme o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti. O mosquito é transmissor de doenças, como a dengue, febre amarela urbana, zika e chikungunya. 

O levantamento mostrou que larvas do mosquito foram encontradas em pelo menos 1,7% do município. Isso acendeu um alerta para a conscientização da população, por isso acadêmicos de Medicina estiveram no Feirão Municipal, com o objetivo de orientar a população sobre cuidados, prevenção, sintomas e sinais de alerta da doença. Conscientização sobre limpeza dos terrenos, e os cuidados para não deixar água parada, evitando criadouros do mosquito. 

De acordo com o coordenador do curso de Medicina do UNIFACIMED, Maiky José de Oliveira, as ações da instituição têm gerado resultados na melhoria da saúde pública de Cacoal. “A vivência e o contato com à comunidade abre as perspectivas do acadêmico. É uma troca mútua, pois eles também trazem conhecimentos e estimulam o bem-estar da população, por meio dos atendimentos e informações repassadas por eles”, frisa o coordenador. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook