URGENTE - Desembargador do TRF derruba liminar e Energisa poderá cobrar o AUMENTO ABUSIVO na tarifa de energia elétrica

É isso mesmo! A Energisa conseguiu derrubar nesta quarta-feira (16) na Justiça.

Gabriel Tomasete, advogado
Publicada em 16 de janeiro de 2019 às 13:42
URGENTE - Desembargador do TRF derruba liminar e Energisa poderá cobrar o AUMENTO ABUSIVO na tarifa de energia elétrica

Federal a liminar que impedia o aumento abusivo da energia elétrica em Rondônia, no percentual de 27%. A decisão ocorreu na ação ingressada pelo MPF, MP, Conselho Estadual de Defesa do Consumidor e Defensoria Pública.

Tenho dito que Rondônia tem que ser o primeiro Estado a conquistar a REDUÇÃO DA TARIFA prometida pelo Governo Federal! Tenho sugerido que a classe política dê as mãos com os autores da ação judicial de modo a somar forças nesta luta! CHEGOU A HORA DA MOBILIZAÇÃO EM MASSA! A sociedade PRECISA se manifestar com mais fervor e mostrar toda a sua indignação com esse golpe contra o povo de Rondônia.

Dias atrás, noticiamos que o aumento pegou todos de surpresa, em véspera de Natal e férias e que a decisão liminar (que suspendeu o aumento) era somente o primeiro round dessa luta que travamos, como Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, em conjunto com os Ministérios Públicos Estadual e Federal e a Defensoria Pública, ação civil pública.

O Ministro de Minas e Energia, conforme também divulgamos aqui no blog, disse que vai reduzir as tarifas. Estou confiante, pois temos bons argumentos: 
a) produzimos energia para o país e herdamos os impactos ambientais e sociais das usinas; 
b) nossa energia é muito cara, o que é uma injustiça;
c) a Energisa garantiu que não seria necessário aumentar a tarifa quando firmou o contrato;
d) a forma que fez, impondo um aumento repentino e ilegal é uma verdadeira humilhação aos rondonienses;
e) o Governador eleito se apresenta como amigo de Bolsonaro.

Iremos recorrer da decisão judicial. Já dialogamos com o Defensor Público Geral do Estado e o MPF. Hoje ainda sentaremos com a Defensoria para iniciar a elaboração de um recurso.

Clique aqui, veja a íntegra da decisão.

 

Comentários

  • 1
    image
    Sebastião R do Nascimento 17/01/2019

    Qual a justificativa de termos um aumento na tarifa de energia tão elevado, uma vês que o Estado é um grande fornecedor de energia para o pais. Já pagamos uma tarifa mais cara no setor urbano que área rural.

  • 2
    image
    joão lucena 17/01/2019

    Pura balela. A verdade é que os serviços públicos estão e ficarão cada vez pais caros. A privatização das 6 distribuidoras da Eletrobrás foi um jogo de cartas marcadas onde os grupos econômicos compraram, a preço de banana, os ativos que queriam. A Energisa ficou com Rondônia e Acre e quem vai pagar a conta de tudo isso é o consumidor. Logo logo vai ter outro grande reajuste, o povo pode esperar. Os políticos s]ao os verdadeiros culpados disso. Valdir Raupp, Marinha Raupp, Luiz Mosquini, Ivo Cassol e outros que entregaram a CERON a qualquer preço. O povo vai pagar caro por tudo isso.

  • 3
    image
    henry 17/01/2019

    Recorram ao STJ, porque se for para o STF pode esquecer.

  • 4
    image
    Chico Bento 17/01/2019

    Quá, quá, quá. Elegemos um presidente LIBERAL. Na economia liberal é assim mesmo, quem puder mais chora menos. O reajuste foi pouco, deveria ser de uns 60%.

  • 5
    image
    Chico Bento 16/01/2019

    É isto aí. A população ignorou o SINDICATO DOS TRABALHADORES, quando dizia na campanha. Se privatizar sua conta vai aumentar. Aí está. Acho até que foi pouco, merecia uns 50% de reajuste.

  • 6
    image
    Jair 16/01/2019

    E AGORA QUEM PÓDERA NOS DEFENDER DESTE ROUBO E ASSALTO

  • 7
    image
    João de Deus 16/01/2019

    E viva a privatização... kkkk Muito otário reunido. Na Europa, após o retumbante fracasso e acúmulo de dívidas e serviços precários, o saneamento básico tem de ser paulatinamente assumido, novamente, pelo Estado. No mundo, não há quem entregue a sua matriz energética principal ao exclusivo controle privado/internacional. Mas o Brasil vai reinventar a roda. E se preparem, o acordo que garantiu a doação das centrais elétricas prevê outros três aumentos nos próximos quatro anos. Vai sofrer o rondoniense, mas merece e muito!

  • 8
    image
    Marcos Britto 16/01/2019

    O salário mínimo subiu o mínimo, de onde vamos tirar um aumento tão absurdo desse, uma vergonha, esse aumento não afeta os senhores feudais, não afeta os políticos,nem os juízes, o povo que se fd!!!!!!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook