Uso de escadas diminui riscos de contaminação e traz benefícios para a saúde

Divisão de saúde orienta as pessoas a evitarem o uso de elevadores e faz recomendações sobre os cuidados nos prédios do TJRO

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 22 de outubro de 2020 às 10:25
Uso de escadas diminui riscos de contaminação e traz benefícios para a saúde

Entre as numerosas mudanças ocasionadas pela pandemia de Covid-19 no cotidiano das pessoas e a necessidade de adotar novos hábitos para a preservação da saúde, está a recomendação do uso das escadas ao invés de elevadores. 

A Divisão de Saúde-Disau, do Tribunal de Justiça de Rondônia, incentiva a ação como alternativa mais segura para evitar aglomerações em espaços limitados, além de proporcionar vários benefícios para a saúde. A Disau orienta sobre condutas adequadas na hora de subir ou descer nas dependências dos prédios do TJRO. 

 Por serem ambientes fechados e com espaço limitado, os elevadores representam um risco aumentado para a transmissão do vírus em comparação ao uso das escadas. Desta forma, para evitar aglomerações e espaços pouco ventilados, o uso das escadas é uma alternativa mais segura. Como regra geral tanto em elevadores e escadas, é importante não descuidar das medidas de proteção: uso da máscara, higiene das mãos, evitar tocar na máscara, nos olhos, nariz e boca.

Elevadores: Disau alerta sobre os cuidados indispensáveis

A Divisão de Saúde recomenda que se evite o uso do elevador, porém, se isto não for possível, é necessário atenção e cuidados específicos, como esperar a próxima viagem caso já esteja no limite para manter distanciamento razoável entre as pessoas; Esperar a saída de todas as pessoas que estão dentro do elevador para poder entrar, assim evita-se aglomeração e possíveis esbarradas. 

Outra recomendação enfatizada pela Divisão de Saúde é evitar tocar ou encostar nas paredes ou na porta da cabine, já que os vírus podem se depositar nessas superfícies, caso uma pessoa contaminada tenha espirrado ou tossido sem máscara no local. 

Os botões de acionamento também podem ser contaminados ao toque, por isso é tão importante a higiene das mãos antes e depois de usar o equipamento, lembrando que a lavagem das mãos com água e sabão é eficaz para a higienização e, alternativamente, pode-se fazer uso de álcool em gel.

Escadas: utilização cuidadosa proporciona benefícios para a saúde

Por serem mais ventiladas, as escadas possibilitam um maior distanciamento entre as pessoas. Por isso, a Disau recomenda que se dê preferência para essa atividade aeróbica, que proporciona muitos benefícios para a saúde, dentre eles: aumenta a capacidade pulmonar – os pulmões ficam mais fortes; melhora circulação sanguínea – atuando na prevenção de tromboses e varizes; auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares; previne a osteoporose – subir e descer escadas estimula o organismo a absorver mais cálcio nos ossos, deixando os ossos mais resistentes e menos susceptíveis à fraturas; exercita a musculatura abdominal, glúteos e membros inferiores – deixando esses músculos fortes e definidos; contribui no combate à obesidade – auxilia no controle do peso corporal; reduz a ansiedade e  estresse; e promove sensação de bem-estar.

Cuidados

As recomendações para o melhor uso das escadas são: manter o distanciamento de outros usuários; evitar utilizar o corrimão, caso o faça, lembrar-se de higienizar logo em seguida as mãos; pisar sempre no meio dos degraus; não subir ou descer apressadamente; não manusear o celular durante o deslocamento pela escada; prestar atenção nos degraus; e manter uma boa postura.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook