Vara do Trabalho de Pimenta Bueno/RO tem novo Juiz Titular

Dorotheo será o sexto Juiz Titular da Vara Trabalhista instalada há 28 anos na região do Cone Sul de Rondônia

Secom/TRT14
Publicada em 05 de agosto de 2020 às 14:00
Vara do Trabalho de Pimenta Bueno/RO tem novo Juiz Titular

Em uma cerimônia solene realizada de forma telepresencial, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC), Desembargador Osmar J. Barneze, empossou, na segunda-feira (03), o Juiz Auxiliar da Presidência, Dorotheo Barbosa Neto, na titularidade da Vara do Trabalho de Pimenta Bueno/RO.

O também Juiz Auxiliar de Precatórios deixa a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Rio Branco/AC para assumir a vaga decorrente da jubilação da Juíza do Trabalho Consuelo Alves Vila Real, que se aposentou após 13 anos no comando da Unidade Judiciária. Dorotheo será o sexto Juiz Titular da Vara Trabalhista instalada há 28 anos na região do Cone Sul de Rondônia.

No entanto, o novo titular, a partir de 11 de setembro de 2020, atuará no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como Juiz Auxiliar da Presidência, atendendo requisição feita no último dia 22 pelo Presidente do CNJ e do e. Supremo Tribunal Federal, Ministro Dias Toffoli.

A cerimônia realizada na plataforma online do Google Meet contou com a presença da Procuradora-Regional do Ministério Público do Trabalho (MPT), Camilla Holanda, do Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra 14), Antônio César Pereira, da Presidente da Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra) e representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB-RO), Aline Corrêa, além de Desembargadores, Juízes de 1º grau e Servidores do Regional.

Na ocasião, após o ato formal de posse, o Presidente do TRT-RO/AC ressaltou em seu discurso a trajetória de Dorotheo que ingressou na magistratura trabalhista na 14ª Região em 2010, oriundo o XVI Concurso Público para provimento de cargos de Juiz do Trabalho Substituto. “Desde então, posso lhes assegurar com a mais absoluta certeza, ‘tem vestido’, diuturnamente, com muita hombridade, a ‘camisa’ de nossa Instituição”, registrou.

“Sinto-me, nesse momento, como um técnico escolhendo um dos melhores jogadores do time para cumprir o desiderato taticamente proposto. A comunidade de Pimenta Bueno pode se alegrar desde logo e, futuramente, certamente saberá reconhecer o que assento agora”, complementou Barneze.

O Desembargador também destacou a requisição do CNJ para que o novo Juiz Titular de Pimenta Bueno componha a equipe de Juízes Auxiliares. “Tristeza e preocupação pelo desfalque que sua ausência certamente causará na Administração por esses importantes meses que nos restam, mas um imenso orgulho ao ver um dos membros de nossa equipe administrativa, por seus atributos pessoais e profissionais, ter alçado tão elevado posto”, evidenciou.

Emocionado, Dorotheo Neto afirmou ter sido uma honra servir mais próximo à Administração do Regional e agradeceu ao Presidente, Colegas Juízes e Servidores. “Eu sirvo o melhor Tribunal Regional do Trabalho do Brasil. É assim que eu vejo a 14ª Região. Além da proteção Divina, encaro o trabalho como uma paixão, com amor, como um sonho de vida”, relatou.

“Vou tentar suceder a nossa querida Consuelo, no mesmo nível de profissionalismo que ela desempenhou naquela cidade por tantos anos. Prometo exercer o meu papel e defender a Constituição também para o povo de Pimenta Bueno e toda a região”, declarou Dorotheo.

Outro destaque foi dado pelo Vice-Presidente do Regional, Desembargador Shikou Sadahiro, que foi o primeiro Juiz Titular em Pimenta Bueno, em meados de 1993. “Externo todo o desejo de sucesso, que com certeza terá pela própria capacidade, inteligência e dedicação que tem”, assinalou. 

Declarações

Durante a solenidade também registraram suas declarações os representantes do MPT, OAB, além de Desembargadores e Juízes, conforme destaques a seguir:

“Parabenizamos o Dr. Dorotheo, não somente pelos desafios que virão, mas especialmente por ser um exemplo de competência, dedicação, empenho, resolutividade e de entrega à profissão, a essa luta pela melhoria dos direitos sociais em nosso País. Por todas essas qualidades, o Senhor é inspiração para qualquer ator que atue perante à Justiça do Trabalho”. - Procuradora Regional do MPT, Camilla Holanda.

“Escolher o Dr. Dorotheo para manter o equilíbrio naquela localidade foi muito acertado. Tenho certeza que o equilíbrio entre reclamado e reclamante em Pimenta Bueno será mantido. O trato com a advocacia sempre foi muito respeitoso e atencioso (...). Boa sorte e conte sempre com o apoio incondicional da OAB e da Aronatra” - Aline Corrêa, Presidente da Aronatra e representante da OAB/RO.

“Dorotheo que tem um histórico não só na magistratura judicante, mas também no associativismo, já participou de nossa Diretoria, e sempre por onde ele passou deixou uma marca indelével na dedicação à magistratura de forma escorreita, dedicada, inteligente e aguerrida. A certeza que ele fará um excelente trabalho vem do seu histórico de comprometimento” - Antônio César, Presidente da Amatra 14.

“Gostaria de parabenizar nosso colega Dorotheo por mais essa etapa da vida, dentre as várias que realmente tem demonstrado ser um magistrado excelente, que atua fazendo justiça. Nós estamos tendo hoje a prova disso ao ouvirmos depoimentos da advocacia, colegas, membros da Administração, do MPT e, mais do que isso, também vendo o seu trabalho reconhecido no âmbito do CNJ. Parabenizo por mais esse cargo. Muito sucesso e felicidades!” - Carlos Lôbo, Desembargador do TRT-RO/AC.

“Quero registrar o grau de amizade e de relacionamento excelentes que o Dr. Dorotheo mantém com os colegas. Isso é muito bom, a troca de ideias. Que isso não nos falte. Minha palavra é de agradecimento e reconhecimento pelo seu trabalho, por onde passa, e agradecer pela colaboração que sempre tem dado aos colegas”. - Marlene Oliveira, juíza do Trabalho Titular da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO.

“Registro também meu desejo de sucesso. Aqui todos sentiremos a sua falta, mas a gente sabe que isso é muito bom pra você, para sua carreira e mostra toda a sua competência e dedicação no trabalho que todos nós somos testemunhas disso” - Soneane Raquel, juíza do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim/RO.

Sobre a Vara do Trabalho de Pimenta Bueno/RO

A Vara de Pimenta Bueno/RO funciona em sede própria, na rua Floriano Peixoto, 411, Centro, construída em terreno doado pelo município. Foi uma das 23 VTs instaladas nos municípios de Rondônia como parte do processo de interiorização da Justiça do Trabalho, cujo objetivo é garantir maior acesso e distribuição da justiça a todos os jurisdicionados.

Com jurisdição, atualmente, nos municípios rondonienses de Pimenta Bueno, Espigão d'Oeste, Parecis, Primavera de Rondônia e São Felipe d'Oeste, a VT foi criada pela lei 8.432, de 11 de junho de 1992, na gestão do ex-presidente, Pedro Pereira de Oliveira, no dia 11 de fevereiro de 1993.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook