Vendas do Natal podem ser impulsionadas com estratégias de marketing

Data mais lucrativa do ano ao comércio traz esperança de fechar o ano com índices positivos

Assessoria/(Crédito: iStock)
Publicada em 11 de dezembro de 2020 às 15:28
Vendas do Natal podem ser impulsionadas com estratégias de marketing

Em um ano conturbado para os comerciantes, a esperança para fechar o último trimestre no verde está concentrada no Natal, data que, historicamente, traz os maiores lucros ao setor. Em 2020 a previsão não é diferente. Apesar do impacto financeiro causado pela pandemia, 87% dos consumidores afirmam que irão comprar presentes para o dia 25 de dezembro, segundo pesquisa realizada pela Rakuten Advertising, empresa de marketing e publicidade digital.

Realizado com mais de 8.000 consumidores no mundo, sendo mil brasileiros, o levantamento também sugere que o Natal será positivo, especialmente para os comerciantes que estiverem preparados para as demandas deste ano, como maior presença digital e preocupação com a saúde dos clientes.

Vale lembrar que, para a Black Friday, semanas antes do Natal, a maior parte dos consumidores que haviam declarado a possibilidade de compra escolheu também os sistemas de vendas online, ou, então, a forma híbrida, com algumas compras em lojas físicas e o restante no meio virtual.

Presença online

De acordo com a pesquisa da Rakuten Advertising, 86% dos clientes vão priorizar as compras por canais digitais. Assim, mesmo que o negócio seja físico, manter perfis online para divulgar produtos e coleções pode ser uma chave para aumentar as vendas e impulsionar a descoberta do empreendimento por pessoas de fora da bolha regional.  

Entre os empreendedores que naturalmente já estão no mundo virtual e vendem por e-commerce, 68,63% utilizam redes sociais para divulgar seus produtos, sendo o Facebook o mais utilizado, com 54,18%, seguido por YouTube (39,87%), Twitter (30,45%), Instagram (21,16%) e Pinterest (4,81%). Os dados são da 6ª edição do levantamento “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pela PayPal, em parceria com a BigData Corp.

Atendimento personalizado

Manter um bom atendimento ao consumidor é fundamental para garantir a fidelização, seja em negócios digitais ou presenciais. A diferença, no entanto, é o tempo útil dessa relação. Em lojas físicas, o contato acontece no período em que o consumidor está no estabelecimento e, caso exista alguma falha, ele poderá retornar ou contatar o local por meio de um ambiente digital.

Para e-commerces, entretanto, a jornada do cliente é maior e, por conta disso, necessita de uma boa política de marketing de relacionamento, com a disponibilização de vários canais de atendimento, como redes sociais, SAC, números de telefone e e-mails. Por meio deles, é possível estabelecer mensagens personalizadas para os consumidores, através do histórico salvo, o que facilita a resolução de problemas ou dúvidas.

Promoções

Com um alto impacto financeiro causado pela pandemia, apostar em promoções pode aproximar os compradores do empreendimento. Elas podem ser diversas, como cupons de desconto para os clientes antigos, vale-presentes promocionais, produtos personalizados, como canecas e almofadas, entre outras.

Caso a loja tenha uma diversidade grande de produtos, é possível promover planos de fidelidade, que possibilitam os consumidores a comprar mais mercadorias do estabelecimento e, com isso, ganhar alguns descontos ou produtos extras. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook