Voto consciente é ferramenta para melhoria social

Principal veículo da democracia, ele é capaz de transformar a gestão pública de um município, estado ou nação

TSE
Publicada em 10 de maio de 2022 às 09:55
Voto consciente é ferramenta para melhoria social

Miguel, Guilherme, Lucas, Olívia, Paulo Henrique, Dayane, Isabel, Letícia, Ayssa. O cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022 ganhou esses e milhões de outros nomes, eleitoras e eleitores que deram o primeiro passo para escolher o futuro do país, a maioria composta por jovens.

Mas... e após tirar o título? Depois dele, vem uma das etapas mais importantes: votar, escolher quem você quer que te represente. Para isso, o melhor caminho é o voto consciente, forte instrumento de mudança política e social. Ele é capaz de transformar a gestão pública de um município, estado ou nação e, consequentemente, a vida de todos que estão ali inseridos.

Votar consciente é escolher candidatas e candidatos que estejam alinhados com o que você deseja para o futuro do país. Uma boa dica para isso é pesquisar o histórico e as propostas deles.

“O eleitor deve estar atento à atuação de cada candidato. Existem candidatos interessados em promover uma mudança social e política, por isso, devemos buscar conhecer as propostas deles e dos partidos, assim como o seu passado”, afirma Renata Livia Arruda de Bessa Diasanalista judiciária do TSE, especialista em Direito Eleitoral.

Nas Eleições Gerais de 2022, importantes cargos estarão em disputa. Quando forem às urnas no dia 2 de outubro (primeiro turno), eleitoras e eleitores votarão para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O segundo turno acontece no dia 30 de outubro apenas para os cargos de presidente e governador, se for necessário.

Recordes

A Justiça Eleitoral já atingiu marcas históricas nestas eleições: foram 8.951.527 pedidos, no período de 4 de abril a 4 de maio, para a emissão do título de eleitor, transferência ou regularização de pendências. A data de 4 de maio marcou o fechamento do cadastro eleitoral deste ano. Foram 4.557.342 atendimentos presenciais nos cartórios pelo sistema Elo e 4.394.185 pelo Título Net.

Entre janeiro e abril deste ano, o país ganhou 2.042.817 novos eleitores de 16 a 18 anos. Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses de 2014.

Sobre elas e eles

A partir de 20 de julho até 5 de agosto, serão realizadas as convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher as candidatas e os candidatos das eleições deste ano. Já o pedido de registro dos concorrentes escolhidos em convenção deve ser apresentado à Justiça Eleitoral até o dia 5 de agosto.

Uma boa forma para pesquisar sobre candidatas e candidatos é consultar, pelo celular, tablet ou computador, a plataforma DivulgaCandContas do TSE, que reúne informações sobre candidaturas e contas eleitorais. A página também disponibiliza biografias, currículos e outros conteúdos relevantes que podem ser decisivos na hora do voto e podem, no futuro, permitir o acompanhamento dos mandatos.

Mais do que votar apenas um dia, compete a eleitoras e eleitores acompanhar de forma permanente as eleitas e os eleitos. A qualidade da gestão da nação, do município ou do estado e a proposição de políticas públicas eficientes está diretamente ligada à prática de fiscalização por parte de cada um. Todos podem e devem cobrar dos políticos as promessas de campanha e ações que tragam mais qualidade de vida para a sociedade.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook