“Zero reincidência”: trabalho de apenados ajuda Prefeitura e comunidade

Reforma em espaços que sediarão Jogos Intermunicipais de Rondônia recebem trabalhos de reeducandos

Semcom
Publicada em 03 de novembro de 2021 às 08:33
“Zero reincidência”: trabalho de apenados ajuda Prefeitura e comunidade

SUCESSO EM VILHENA, parceria da Prefeitura com Estado melhora a segurança pública

Neste feriado de 2 de novembro, Dia dos Finados, reeducandos do Centro de Ressocialização Cone Sul estão trabalhando no ginásio municipal Geraldão, promovendo pintura, roçagem, reformas e consertos em geral na estrutura do local, em preparação aos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), que começam dia 12 de novembro. A parceria, autorizada pelo judiciário e Ministério Público, ajuda a Secretaria Municipal de Esportes (Semes) e aos próprios apenados, ao mesmo tempo, visto que serve de remição de pena e aprendizado novas profissões para os reclusos, que, segundo os policiais penais que acompanham os trabalhos, resulta em reinserção total dos que trabalham na comunidade.

“A reincidência no sistema prisional é zero. Com o apoio do judiciário, através do juiz Adriano Toldo e do Ministério Público, Vilhena é uma das três cidades de Rondônia que tem esse projeto. Todos que aprendem a trabalhar aqui conseguem empregos e ser reinseridos na comunidade de maneira satisfatória, pois estão longe dos movimentos e assédios das facções criminosas. Aqui no Geraldão começamos na segunda-feira e teremos cerca uma semana de trabalhos até entregar o ginásio totalmente reformado”, explica Silvano Alves Pessoa, policial penal que acompanha a ação.

O secretário municipal de Esportes, Welliton Oliveira, esteve no espaço e revelou detalhes da parceria. “Estamos consertando calçadas, roçando a vegetação, padronizando a pintura, identificando as tabelas e vários outros serviços de conserto que vão renovar toda a estrutura. Esse projeto assinado pelo nosso prefeito Eduardo Japonês com a Secretaria de Estado de Justiça permite economia, pois a mão de obra é gratuita, e também ajuda o município na segurança pública. Quando o projeto começou há dois anos havia mais de 400 presos e hoje são 330, portanto, fica demonstrada a eficiência em reduzir gradualmente o número de pessoas que se envolve com o crime”, explica Welliton.

No local trabalham 10 apenados sob supervisão dos policiais penais e apoio de servidores da Semes. O JIR 2021 acontece em Vilhena e terá disputas em 14 modalidades com mais de 2 mil atletas de dezenas de municípios do Estado de 12 a 21 de novembro. “É o maior evento esportivo de Rondônia e temos o prazer de ser sede novamente destes jogos, organizados pela Sejucel, do Governo do Estado, com nosso apoio. Será um impulso à economia local, bem como ao turismo, esporte, lazer, gastronomia, hotelaria, transporte e tantos outros setores”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional da Prefeitura de Vilhena, 3919-7081.

Galeria de Fotos:

SUCESSO EM VILHENA, parceria da Prefeitura com Estado melhora a seguran�a p�blica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook