Ação da Semusa para colocação de DIU atendeu 102 mulheres

Planejamento familiar está disponível na atenção primária.

Comdecom
Publicada em 28 de fevereiro de 2019 às 10:47
Ação da Semusa para colocação de DIU atendeu 102 mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Coordenação de Saúde da Mulher, atendeu 143 mulheres, todas previamente agendadas através das Unidades Básicas de Saúde. Dessas, 102 receberam o dispositivo intra uterino (DIU). Também foram realizados 714 testes rápidos.

O mutirão aconteceu nos dias 22,23 e 26 deste mês de fevereiro, no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM). Essa é a segunda ação realizada pela Semusa, com objetivo de ampliar a oferta do procedimento. Em 2018 em duas etapas mais de 300 mulheres foram atendidas com a colocação de DIU.

A implantação do DIU foi feita pelas médicas ginecologistas do centro de referência. Antes de entrar no consultório, as mulheres passaram por uma triagem feita com enfermeiros e técnicos de enfermagem, para realização dos testes rápidos e de gravidez e verificação das condições físicas e clínicas para realização do procedimento.

A ação faz parte do projeto ‘Eu Posso Escolher’ de planejamento familiar da Semusa, realizado na atenção básica. “Casais que desejam receber orientações de métodos contraceptivos, podem procurar uma unidade básica de saúde”, explicou, Elileide Fróes, coordenadora de saúde da mulher.

Nas unidades básicas de saúde, as mulheres que participam do grupo de planejamento familiar podem escolher, além do DIU, a laqueadura, a camisinha feminina, o contraceptivo injetável mensal e trimestral, a pílula de urgência e contraceptivo oral. De acordo com a coordenadora, os mais procurados são o DIU e a pílula.

Casais que optam pelos métodos definitivos, como vasectomia ou laqueadura, são encaminhados para a Maternidade Municipal Mãe Esperança, que realiza os procedimentos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook