Equipe da Fazenda veta campanha produzida pela Secom

A equipe de Paulo Guedes jogou no lixo a tentativa da Secom de emplacar a campanha da reforma da Previdência. O ministro teve o bom senso de chamar profissionais da Artplan. É um bom indicativo para o Detran Rondônia.

Carlos Henrique Angelo/Blogdocha
Publicada em 27 de fevereiro de 2019 às 15:17
Equipe da Fazenda veta campanha produzida pela Secom

Comentários -  alguns virulentos -  sobre artigo que publiquei aqui a respeito da produção de publicidade pela "prata da casa" do Detran demonstram preocupação de alguns leitores em defender o órgão, como se a publicação fosse dirigida contra a instituição. "Matéria sem sentido" - disse o leitor Walter silva, para quem "o termo indicativo do texto consta no Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97 1o As condutas previstas no caput serão constatadas por: (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012) I - concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012). Por que essa surpresa com termo técnico. ???? Panfleto criado para orientação, qual o problema disso???"

Respondo:  Nada contra, caro Walter Silva. Está na lei e a ninguém é dado ignorar. Mas isso não significa que terá algum significado para o público alvo de uma campanha publicitária educativa do trânsito. Pode acreditar que é muito difícil fazer com que as pessoas leiam algo. Esperar que entendam, então, é tarefa quase impossível. Por isso o tal panfleto "criado para orientação" não orienta coisa alguma. Esse é o problema. É dinheiro público jogado no lixo, na melhor as hipóteses.

Estamos em um país de analfabetos funcionais, situação que quase obriga a desenhar a mensagem para que tenha alguma chance de ser compreendida. Pelo que, a linguagem publicitária deve ser muito clara, simples e objetiva. Isso é coisa para profissionais, não para amadores. Observo ser esse o seu caso. Você demonstra uma capacidade cognitiva altamente seletiva, a julgar por suas considerações sobre um texto que em momento algum contestou a legislação, embora em termos práticos ela mereça reparos. O que critiquei foi sua utilização em um panfleto que espera algo mais que emporcalhar as ruas com o lixo produzido pela boa vontade de amadores.

A propósito da legislação, o bom senso recomenda que o motorista não deve ingerir nem mesmo uma dose de bebida alcoólica se for dirigir. Não importa o que registra o bafômetro. É que o primeiro copo abre caminho e estimula a ingestão dos demais. Os Alcoólicos Anônimos sabem disso e recomendam evitar a primeira dose. Isso vale não apenas para os alcoólatras, bem o sabem as pessoas que imaginam beber "socialmente": ao primeiro copo seguem todos os outros. Uma campanha publicitária bem elaborada tem que convencer disso os motoristas: é o álcool, não as blitzen, o inimigo a ser evitado pelos condutores de veículos, especialmente motos.

Está sobejamente comprovado que direção e álcool definitivamente não combinam. Ou seja: dirigir não combina com batida. Seja ela de limão ou em um poste. Funções como visão, reflexos, capacidade de discernimento ficam comprometidas e comportamentos como excesso de velocidade e falta de uso de segurança são evidentes. A mesma coisa se pode dizer do ato de dirigir com ressaca. Vários estudos comprovam que a atenção e as habilidades motoras permanecem prejudicadas no dia seguinte à ingestão de álcool.

Outros "leitores" que não entenderam lhufas foram Gilmar Mendes ( "Matéria sem nexo, com pouca utilidade, muito pobre esse artigo, tá faltando dinheiro né), Asdrubal F. Silva ( "Provavelmente, uma viúva da família gurgacz, que deixou de comandar o Detran RO, escreveu, ou pagou a públicacao desta matéria. Ou será que o ibtereint está na falta do órgão pagar comerciais institucionais para este "jornal"), Andrei Stoffen ( "Eu to procurando saber que diabos quer dizer a matéria...que texto mais nebuloso não diz nada com nada...) , Vinícius (?) (O "artigo" parece mais ocupado a atacar a capacidade dos diretores da autarquia do que informar o leitor. De muito mau grado, pobre, tosco) e Edu Teixeira (Carlos Henrique Angelo, você queria estar la, fala a verdade!!!!!!). Recomendo a todos que parem de tentar me fazer rir e leiam novamente o que publiquei. Quem sabe conseguem entender alguma coisa?

Comentários

  • 1
    image
    [email protected] 27/02/2019

    Ações pedagógicas, dificilmente vai surtir resultados no trânsito no macro. Resultados para um povo ignorante como o nosso, seria apreensão do veículo de imediato e a suspensão temporária da CNH, a exemplo, 6 meses de proibição para dirigir, caso contrário, o trânsito continuará sendo o maior mercado para funerárias parceiros e questão de saúde pública. Ou a LEI se torna uma LEI que intimidade os motoristas desleais a LEI ou as matanças no trânsito continuarão a crescer ano após ano. Obrigado!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook