Ações coordenadas evitam que incêndios atinjam reservas florestais

No mês de agosto, os focos de incêndio se intensificaram em Machadinho do Oeste e região, segundo o Ministério Público do Estado

ASCOM/MPRO
Publicada em 26 de agosto de 2019 às 10:27
Ações coordenadas evitam que incêndios atinjam reservas florestais

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste, pede à população dos municípios da Comarca que colabore com os órgãos públicos no combate às queimadas e, caso seja necessária a prática, que seja obtida autorização nos órgãos competentes.

De acordo com a Promotoria, a atuação coordenada e rápida entre os órgãos públicos em Machadinho do Oeste, especialmente o 5º Grupamento de Bombeiros Militar, 2ª Companhia de Polícia Ambiental, Equipe do Prevfogo/IBAMA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sedam), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas) e Poder Executivo, para combate a incêndios de grande proporção, especialmente os que ocorreram entre os dias 15 e 19 de agosto de 2019, evitou que os danos fossem ainda maiores e que o fogo atingisse o interior das reservas ambientais.

No mês de agosto, os focos de incêndio se intensificaram em Machadinho do Oeste e região, observando-se a ocorrência reiterada da prática, já difundida de forma cultural, de utilização da queimada para limpeza de terrenos, quintais e manejo do solo em áreas rurais. De tais práticas decorreram incêndios florestais que estão diretamente relacionados ao desmatamento e ao uso do fogo sem controle, que resultaram em duas mortes.

Para a Promotoria, é importante que a população se conscientize de que a queimada realizada de forma irresponsável e não autorizada propaga substâncias tóxicas prejudiciais à saúde pública, gera risco de vida, aumenta os casos de doenças respiratórias e favorece o aquecimento global. Ressalta ainda que o cidadão que presenciar a prática irregular de queimada em área urbana ou rural denuncie aos órgãos competentes, já que tal conduta é crime ambiental e sujeita à multa administrativa.

Para denúncias de queimadas não autorizadas ligue 0800 647 1150. 

Em caso de emergências e iminente risco ligue 193.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook