Ações de sustentabilidade são pilares do Porto Velho Shopping para a preservação do meio ambiente

Empreendimento possui projetos como compostagem e reciclagem, Horta Orgânica, Fábrica de Sabão, entre outras iniciativas socioambientais

Assessoria
Publicada em 21 de julho de 2021 às 23:41

A sustentabilidade é um dos pilares do Porto Velho Shopping. Administrado pela Ancar Ivanhoe, o maior centro comercial de Rondônia realizou várias ações em junho, considerado como o “Mês do Meio Ambiente”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

O empreendimento apoiou o 1º Concurso de Desenho Infantil, realizado pela prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O intuito foi conscientizar a comunidade local sobre a importância dos assuntos socioambientais e engajar crianças e adultos para o tema, que é o cuidado com o planeta.

Alunos do ensino fundamental de até dez anos puderam participar do concurso. O resultado foi publicado no dia 25 de junho, no site e nas redes sociais da Prefeitura de Porto Velho. Os 20 melhores desenhos foram selecionados e ficaram em exposição no período de 25 a 30 de junho, no Porto Velho Shopping. A premiação foi realizada no dia 30 de junho. A estudante da Escola de Ensino Fundamental Saul Bennesby, Ana Beatriz Silva Teixeira, de apenas nove anos, levou o primeiro lugar.

Uma exposição dos projetos de sustentabilidade também foi realizada para conhecimento de toda a comunidade. O Porto Velho Shopping, atua em projetos de grande impacto socioambiental, como a Fábrica de Sabão, que utiliza como matéria-prima o óleo usado dos restaurantes; a Horta Orgânica, que usa como adubo o lixo orgânico da Praça de Alimentação; além de iniciativas como a reciclagem de tampinhas plásticas transformadas em cadeiras de rodas em parceria com o Hospital de Campanha de Rondônia (HCAMP). A exposição aconteceu entre os dias 02 e 30 de junho.

“A sustentabilidade é um dos pilares da Ancar Ivanhoe. Sabemos da importância dos nossos empreendimentos e do potencial transformador da realidade do entorno que possuem. Nós contamos com diversas ações, como a Fábrica de Sabão, Horta Orgânica, compostagem, coleta seletiva, entre outras iniciativas capazes de reduzir o impacto no planeta. Esse é um dos legados que estamos trazendo para Rondônia, estado localizado em meio à Floresta Amazônica", contou o superintendente do shopping, Cássio Mendonça.

Sustentabilidade

Em 2017, o Porto Velho Shopping começou uma ação de reciclagem de lixo. O resultado já surpreendeu logo no ano seguinte, em 2018, quando o empreendimento reciclou 19% do total de lixo produzido (1.078 toneladas). Em 2019, o número subiu para 24% e o lixo produzido caiu para 715 toneladas. Para 2021, a meta do Porto Velho Shopping é reciclar 39% dos resíduos. Vale ressaltar que o intuito para 2023 será reciclar 50% do lixo e atingir 15% de resíduo orgânico compostado.

Para atingir essas metas, o shopping conta com projetos eficazes. Um deles é a Fábrica de Sabão. Os óleos coletados nas lanchonetes e restaurantes somam mais de 22 mil litros por ano. Dessa quantia, 10% são reaproveitados para a confecção de sabão em pedra e os outros 90% são coletados por uma empresa especializada, que transforma o óleo em tinta. Para se ter uma ideia, em 2019, antes da pandemia, mais de 41 mil pedras de sabão foram produzidas e a meta é superar esse número.

A compostagem é outra ação de sustentabilidade realizada. O processo é caseiro, sem adição de enzimas ou produtos, usando somente restos de alimentos picados, carvão, cal e pó de serra. Em época de verão, são utilizadas folhas secas para ajudar no processo.

A coleta para a compostagem começou em janeiro de 2018 com dois restaurantes. Com o andamento do projeto, já foram processados em torno de seis toneladas de orgânico, em 2019.

O projeto para 2021 é a aquisição de uma máquina. O equipamento de compostagem acelerada servirá para reduzir o volume de lixo orgânico. O trabalho é feito com uma eficiência na faixa de 70 a 90%. Na prática, isso quer dizer que se forem colocados 100Kg de lixo orgânico, depois do ciclo, o resíduo será diminuído para cerca de 10 a 30Kg.

A meta é compostar três toneladas de orgânico por mês, que darão 900kg de adubo pronto para o uso no jardim e na Horta Orgânica, projeto que vem chamando a atenção da comunidade local. 

Iniciada em 2018, a Horta Orgânica é baseada na compostagem de alimentos da Praça de Alimentação. São seis canteiros, que, em 2019, serviram para plantar 2.708 mudas entre hortaliças e verduras.

Outras ações também são realizadas como a coleta de bituca de cigarros, lâmpadas, pilhas e baterias, papelão e plástico, latinhas, e tampinhas de plástico. A cada 450kg de tampinhas coletadas, uma cadeira de rodas é produzida, para beneficiar o HCAMP. 

Para conscientizar a comunidade da importância da preservação do meio ambiente através de ações de sustentabilidade, o Porto Velho Shopping criou a Loja Sustentável. Localizada no primeiro piso, pelo acesso D, ela divulga os projetos e disponibiliza o sabão e hortaliças produzidos no shopping.

Implantada em 2019, a Biblioteca Solidária também tem como objetivo incentivar o reuso de livros. O cliente deixa disponível na Loja Sustentável e qualquer pessoa poderá levar e reusar, tornando o conhecimento disponível para todos.

O shopping também realiza visitas guiadas para estudantes à Horta Orgânica. O intuito é mostrar para os alunos a importância das ações sustentáveis, que visam a preservação do meio ambiente.

“Nossas ações de sustentabilidade são os cuidados que o shopping tem para não degradar o meio ambiente e sim, preservá-lo com eficiência. Utilizamos estratégias e ações de reciclagem, compostagem, além de projetos educativos que visam chamar a atenção da sociedade para a relevância da conservação da natureza, fonte de vida para nós e as gerações futuras”, ressalta a gestora de qualidade, Alana Frank.

Sobre o Porto Velho Shopping

Inaugurado em 2008, o Porto Velho Shopping se tornou o primeiro e único grande centro comercial do estado de Rondônia, além de referência em entretenimento, lazer, compras e serviço para toda a região. Desde sua abertura, o empreendimento trouxe marcas e franquias, até então inexistentes na cidade. Hoje, o shopping administrado pela Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, possui mais de 200 operações que movimentam cerca de 500 bilhões em vendas anualmente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Nota de esclarecimento - HEURO

Nota de esclarecimento - HEURO

A suspensão diz respeito apenas à adjudicação, homologação e contratação, de modo que os procedimentos antecedentes da licitação continuarão sua tramitação de forma técnica e célere