AllowMe antecipa golpes que podem ser aplicados usando o PIX na Black Friday

Data abre possibilidades para novas fraudes utilizando o PIX como forma de pagamento

Assessoria
Publicada em 22 de novembro de 2021 às 17:19
AllowMe antecipa golpes que podem ser aplicados usando o PIX na Black Friday

Uma das grandes novidades na Black Friday de 2021, que ocorre no dia 26 de novembro, é a chegada do PIX como meio de pagamento. Rápido e simples, ele já caiu nas graças do brasileiro, mas também tem sido utilizado por fraudadores para aplicar uma série de golpes. E em uma das datas mais importantes para o e-commerce, não deve ser diferente.

"Os descontos realizados durante a data chamam a atenção do consumidor, o que pode ser uma vantagem para os fraudadores já que a urgência e emoção são fatores que influenciam os compradores. Muitas pessoas aguardam a Black Friday para realizar compras de itens importantes e com o PIX tudo fica mais rápido o que pode levar a desatenção da vítima" diz Ranier Aquino, analista de segurança de informação do AllowMe.

Pensando nisso, os especialistas do AllowMe, plataforma de proteção a identidades digitais, analisaram o comportamento dos fraudadores e anteciparam possíveis golpes que poderão ser realizados na Black Friday utilizando o PIX:

Poucas unidades de um item

Esse golpe já é clássico na Black Friday e se aproveita da urgência de compras do consumidor em uma data única. Uma das situações é quando o comprador necessita de um item e acaba encontrando uma loja virtual e com um preço extremamente acessível caso o pagamento seja realizado via PIX. Quando o consumidor entrar para ver a oferta, receberá uma mensagem que fica em destaque: "Aproveite a oportunidade, restam apenas duas unidades!".

"A urgência no anúncio faz com que o comprador possa se confundir. Nesse caso é necessário avaliar alguns pontos, como a confiabilidade do site e caso seja uma loja conhecida se há erros de digitação no endereço", explica Ranier.

Desconto maior com pagamento por PIX

Neste golpe, os fraudadores aproveitam a urgência da compra para utilizar uma prática comum no mercado: grandes descontos no pagamento à vista. No caso, o desconto acontece nos pagamentos via PIX.

"Os golpistas vão se aproveitar da rapidez dessa forma de pagamento para aplicar grandes golpes. Toda a atenção e cuidado é pouco nesse caso" comenta Aquino.

Desconto acumulado

Nesse caso, o fraudador cria uma falsa promoção na qual o desconto cresce conforme o consumidor adquire mais produto. O golpista coloca, por exemplo, um celular à venda pelo preço comum, mas inclui no anúncio que ao comprar cinco unidades, o consumidor ganha um desconto de 30% no valor final - desde que o pagamento seja feito com PIX.

"Promoções dos sonhos não existem. Em uma loja confiável, você compra um celular ou 10 celulares e os preços deles se mantêm. Portanto, é sempre importante deixar a emoção de lado e pensar com a razão antes da compra na Black Friday", finaliza Ranier.

Sobre o AllowMe

O AllowMe é uma plataforma de proteção a identidades digitais que ajuda empresas a melhorarem seus resultados financeiros de maneira simples e segura. A plataforma do AllowMe valida usuários a partir da análise dos dispositivos e do contexto de uso destes aparelhos para navegação e compra em sites e apps.

Idealizado por especialistas em proteção de identidades digitais e desenvolvido a partir das tecnologias mais inovadoras disponíveis, o AllowMe conta hoje com mais de 60 milhões de dispositivos móveis em sua base, o que traz a garantia de uma plataforma robusta e confiável.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook