Alunos de Direito da UNIR participarão de competição mundial de arbitragem internacional na Áustria

A competição acontece desde 1994 e atualmente reúne mais de 300 universidades e cerca de 3 mil estudantes do mundo todo, tornando o Vis Moot uma das maiores e mais cosmopolitas competições universitárias.

ASCOM/UNIR
Publicada em 21 de fevereiro de 2019 às 11:36
Alunos de Direito da UNIR participarão de competição mundial de arbitragem internacional na Áustria

Uma equipe composta por sete alunos e dois docentes do curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se prepara para ir à Áustria para participar de uma competição mundial de arbitragem internacional, o 26º Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, ou Vis Moot, que acontece em Viena, no mês de abril.

O Vis Moot é uma competição estudantil internacional voltada para o estudo e a prática advocatícia nas áreas de Arbitragem Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Comercial e Direito Contratual. A competição acontece desde 1994 e atualmente reúne mais de 300 universidades e cerca de 3 mil estudantes do mundo todo, tornando o Vis Moot uma das maiores e mais cosmopolitas competições universitárias.

Para os alunos, a competição proporciona uma bagagem educacional em áreas pouco exploradas pelos cursos tradicionais de Direito, abordando conceitos de arbitragem, direito internacional privado e práticas de sustentação oral de argumentos.

A estudante Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí, do 8º período de Direito e uma das integrantes da equipe, acredita que participar de um evento desse nível é uma oportunidade única para os estudantes, além de levar o nome da Universidade Federal de Rondônia para uma competição mundial.

Para a acadêmica Laís Cristina Von Dollmger Machado, também do 8º período de Direito, a competição “coloca a Universidade em pé de igualdade com as maiores e melhores Universidades do mundo. É capaz de estimular o conhecimento sobre Direito Internacional Privado na região e, ainda, uma oportunidade de criar uma rede de contatos que se estende por todo o mundo”.

Custos da viagem

Na reunião ocorrida na semana passada com duas integrantes da equipe, o reitor Ari Miguel Teixeira Ott parabenizou toda a equipe pela classificação no evento e disse que a UNIR irá auxiliá-los no que for possível. A equipe já conta com total apoio da Universidade, incluindo questões acadêmicas e financeiras, porém os recursos que a instituição dispõe para auxiliar os alunos com o custeio da viagem são inferiores aos gastos totais estimados pelos participantes.

Laís Cristina Von Dollmger Machado explica que o orçamento de passagens para cada um dos alunos fica em torno de 5 mil reais (ida e volta), sem contar alimentação e hospedagem. Por esse motivo, os acadêmicos estão buscando apoio para arcar com os custos da viagem. Eles estão promovendo ações para arrecadação de recursos, como a venda de rifas e aceitam patrocínio de pessoa física ou jurídica.

Quem tiver interesse em ajudar o grupo pode entrar em contato por meio do e-mail [email protected]  ou pelo perfil da equipe no Instagram (@vismoot_unir).

Como ocorre a competição

As competições consistem basicamente em uma simulação de um litígio fictício, em que os participantes fazem o papel dos advogados das partes, tendo que preparar peças escritas e sustentações orais.

A tarefa dos “advogados” é dividida em duas etapas principais: a fase de escrita dos memorandos para ambos os clientes, devendo ser submetidos à organização dentro do prazo delimitado, e, após a seleção, a fase das sustentações orais, ou oral rounds.

Os componentes da equipe

Estudantes:

Jamyle Terceiro Jardim – 8º período, UNIR

Jaques Douglas Ferreira Barbosa Junior – 9º período, UNIR

Juan Irineu Silva Belline Kasprovick – 9º período, UNIR

Julia Bordalo de Araujo Reis – 6º período, UNIR

Laís Cristina Von Dollmger Machado – 8º período, UNIR

Stéffe Daiana Leão Peres – 9º período, UNIR

Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí – 8º período, UNIR

Coordenação:
Prof. Ms. Diego de Paiva Vasconcelos (Geral)

Profa. Dra. Aparecida Luiza Alzira Zuin (Vice)

Mais informações:

https://vismoot.pace.edu/
www.instagram.com/vismoot_unir/

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook