Após atuação do TCE-RO, saúde apresenta avanços, mas gestão de medicamentos ainda exige atenção
Nesta quinta-feira (25/7), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou mais uma etapa das Fiscalizações Permanentes no município de Ariquemes
A equipe técnica da TCE foi recebida pela prefeita e gestores municipais para apresentar os resultados da auditoria realizada nas unidades de saúde da cidade. A reunião foi marcada por diálogo, transparência e compromisso com a melhoria dos serviços prestados à população.
Durante as visitas técnicas, a equipe de auditoria ouviu usuários e conversou com profissionais da saúde. O Tribunal de Contas observou avanços importantes na rede pública municipal. Um deles foi o atendimento, que foi elogiado pelos pacientes.
Um dos relatos foi o de Pedro Neto Santos, morador do Garimpo Bom Futuro, que classificou o atendimento como “100%”. Assim como ele, outros pacientes reconheceram os esforços da gestão municipal para melhorar o acolhimento nas unidades.
PONTO DE ATENÇÃO: CONTROLE DOS MEDICAMENTOS
Apesar da boa avaliação dos usuários, a fiscalização também identificou um ponto de atenção que precisa ser enfrentado com mais rigor: o controle e abastecimento do estoque de medicamentos da farmácia básica.
A gestão foi orientada a reforçar os mecanismos de planejamento e monitoramento para garantir maior regularidade e previsibilidade no fornecimento.
A auditora de Controle Externo do TCE-RO, Santa Spagnol, ressaltou os avanços observados na rede de saúde de Ariquemes, mas destacou que o controle de estoque de medicamentos ainda precisa ser aperfeiçoado.
“Um dos pontos ainda que precisa melhorar diz respeito à questão da falta de dos medicamentos. Também da ausência de insumos”, disse a auditora.
GESTORES DESTACAM ATUAÇÃO DO TCE NA MELHORIA DA SAÚDE
A controladora interna do município, Sônia Félix de Paula, participou ativamente da reunião e recebeu com entusiasmo o reconhecimento do Tribunal. Segundo ela, os avanços decorrem do esforço conjunto das equipes e do compromisso com a melhoria contínua da gestão.
“As decisões, os apontamentos do Tribunal de Contas, tudo é deliberado com a gestão, e isso fortalece o trabalho e demonstra que estamos preocupados com o trabalho do TCE, mas também com a população”, disse.
A prefeitura de Ariquemes, Carla Redano (União Brasil), agradeceu a visita da equipe do Tribunal de Contas, em especial a parceria com foco na melhoria da gestão municipal.
“É muito importante ter esse apoio, essa fiscalização, que nos traz novas ideias, apontamentos que são importantes para oferecer uma saúde de qualidade à nossa população”, completou.
Com base nos dados técnicos levantados e nas conversas realizadas, o TCE-RO reforça sua atuação pedagógica: fiscalizar com responsabilidade, ouvir com respeito e contribuir para que os recursos públicos resultem em mais cidadania.
AS AÉREAS CONTRA RONDÔNIA: FORÇA TAREFA EM DEFESA DO CONSUMIDOR INGRESSA COM NOVAS AÇÕES NA JUSTIÇA
Consideram abusiva e ilegal a redução massiva de voos e a imposição de horários e trajetos indignos para uma única região do país, como vem ocorrendo
Investimentos do Plano Safra na agricultura familiar cresce 47% em dois anos
Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 tem meta de R$ 3 bilhões em Rondônia, com juros de apenas 3% ao ano
Prefeitura de Porto Velho estabelece novas regras para uso de som alto em eventos públicos e privados
A prefeitura informou que a medida tem como finalidade garantir a realização de festas e eventos culturais sem comprometer o bem-estar da população




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook