Assembleia Legislativa realiza solenidade em homenagem aos 45 anos do jornal Tribuna Popular
O jornal, fundado por Adair Perin, registrou a história de Cacoal e do estado
Primeira edição do jornal Tribuna Popular, lançado em agosto de 1980 (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO )
Rondônia é feita de pioneiros, e o jornal Tribuna Popular é o projeto de uma dessas pessoas que viram a oportunidade, superaram os obstáculos e trouxeram desenvolvimento para o estado. Em comemoração aos 45 anos deste importante veículo de comunicação para Cacoal e para o jornalismo local, a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou, na noite de quinta-feira (28), uma sessão solene em homenagem ao jornal que documentou grande parte da história do município.
A celebração homenageou principalmente o jornalista Adair Antônio Perin, fundador do Tribuna Popular, e toda a equipe que contribuiu e ainda contribui para o jornal, que agora atua no formato digital. A iniciativa da solenidade partiu do deputado Cássio Gois (PSD), que, sendo de Cacoal, conhece o jornal e a família Perin desde a infância.
Jornalista homenageado Adair Perin e deputado Cássio Gois (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)
“Eu tenho certeza que isso (a solenidade) é só um pouco de tudo o que o senhor merece pelo legado que está deixando na cidade de Cacoal”, relatou o deputado para Adair no começo da sessão.
Também estiveram na sessão o vice-prefeito de Cacoal, Tony Chaves (PSD); o prefeito de Castanheiras, Cícero Godoi (PP); o secretário municipal de meio ambiente de Cacoal e representante da Associação Cacoalense de Imprensa (ACI), Luiz Fritz; José Moura, representando o governo de Rondônia; o ex-deputado Valdivino Tucura; vereador Gimenez Fritz (PSD); além de outras autoridades do município e representantes de diversas áreas.
Parte dos componentes da mesa diretora. Da esquerda para a direita: vice-prefeito Tony Chaves, Adair Antônio Perin, deputado Cássio Gois, secretário-geral do governo em Cacoal, José Moura e presidente da Câmara de Vereadores Gimenez Fritz (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO )
Após a entrega dos títulos e da medalha, Adair Perin usou a tribuna para agradecer, emocionado, a homenagem feita pela Casa de Leis. Ele enfatizou que a homenagem é mais do que justa, pois foram muitos anos de trabalho árduo, e a solenidade reconheceu não apenas os seus esforços, mas também os de toda a equipe do Tribuna Popular, desde o jornaleiro até o administrativo. “Sempre falo que o leitor é a alma do jornal, mas por trás disso temos quem anunciava no jornal, quem comprava o exemplar [...] dentre todos os que temos que agradecer, sem dúvida, é o pessoal que trabalhou com a gente. Cada um teve seu papel, desempenhou com desenvoltura”.
História da jornal Tribuna Popular
Fachada antiga do jornal Tribuna Popular (Foto: Acervo | Tribuna Popular)
O jornal impresso Tribuna Popular foi fundado em 1980 por Adair Antônio Perin. Ele percebeu a carência de meios de comunicação em Cacoal após se mudar de Chapecó (RS). Antes do jornal, as notícias externas chegavam atrasadas e eram divulgadas por um alto-falante.
Última edição do jornal impresso, de 2021, com a manchete “Parem As Máquinas!” (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO )
Perin decidiu criar o jornal para suprir essa necessidade e, com o apoio da prefeitura, a Tribuna Popular tornou-se vital para a comunidade. O veículo passou a registrar o desenvolvimento do novo estado de Rondônia, atraindo pessoas para o que era chamado de "Novo Eldorado". Assim, suas páginas documentaram a história, os acontecimentos e as transformações sociais, políticas e econômicas de Rondônia.
As sessões da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) podem ser acompanhadas presencialmente, pelo canal TV Assembleia (7.2) ou pelo YouTube.
Acompanhe as imagens do evento aqui.
Dr. Aparício Carvalho celebra 20 anos do Republicanos em Brasília
Dr. Aparício Carvalho esteve acompanhado de seu filho, deputado federal por Rondônia, Maurício Carvalho, reforçando a representatividade de Rondônia nesse momento histórico
Defensora pública aponta à CPMI fraudes no INSS desde 2019
As irregularidades, de acordo com ela, afetaram principalmente idosos de baixa renda e moradores de comunidades remotas
Produtores da Soldado da Borracha buscam apoio na Assembleia Legislativa
Eles dizem que querem uma solução para o impasse causado pela transformação da área em unidade de conservação




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook