Bolsonaro sobreviverá ao ano da pandemia e da luta mundial contra o racismo?

"A crise do governo está só no começo", escreve o sociólogo Emir Sader. "Uma vez aprofundada por grandes mobilizações populares pelo Fora Bolsonaro, a crise pode desembocar numa situação aberta, seja pela anulação da chapa e as eleições de 2018, seja por acusações do STF, que também podem levar ao fim do governo Bolsonaro"

por Emir Sader
Publicada em 05 de junho de 2020 às 19:44
Bolsonaro sobreviverá ao ano da pandemia e da luta mundial contra o racismo?

(Foto: Alan Santos/PR | Mídia Ninja)

Há meses já houve quem anunciasse que a pandemia seria o fenômeno fundamental do século XXI, como a crise de 1929 foi do século XX. De fato, a pandemia chacoalhou ao mundo inteiro, a todos os fatores de poder, afeta a vida de todo mundo. O próprio mercado sucumbe seus efeitos, corre pedir ajuda ao Estado, tão diabolizado por ele, para que todos possam se defender, através do SUS e dos centros públicos de pesquisa, da terrível pandemia.

Até a poderosa hegemonia norte-americana no mundo sofre duramente, dentro e fora do país, incapaz de resolver tudo com grana, como é da sua mentalidade. A sociedade norte-americana é sacudida pelas maiores manifestações da sua história, indignada por mais um assassinato brutal de um negro nas mãos de policiais brancos. 

Tudo dá errado para o Trump. A economia norte-americana andava bem, o desemprego diminuía, o clima de relativa prosperidade, o candidato democrata parecia fraco para enfrentá-lo, nesse cenário político. De repente chegou a pandemia e os EUA foram incapazes de enfrentá-la, pela debilidade do setor de saúde pública no país. O governo despejou todo o dinheiro que tem e que não tem, achando que com isso pudesse correr atrás do prejuízo.

Não bastasse isso, as reações a mais um crime contra os negros, esta vez filmado nos seus detalhes, desatou mobilizações populares em todo o país. Diante das quais o Trump, que só pensa nas pesquisas para as eleições presidenciais de novembro, reagiu da pior maneira possível, ameaçando apelar até para as FFAA para reprimir. O apoio às manifestações chega a 72%, enquanto Biden livra 10 pontos de vantagem contra ele nas pesquisas.

À pandemia se soma o alastramento das manifestações antirracistas pelo mundo afora, chegando à Europa e também o Brasil. O ano não é apenas o ano da pandemia e todos os seus efeitos. Ele se torna também o ano da luta mundial contra o racismo. As manifestações das torcidas organizadas, as manifestações em Curitiba e em Manaus, se desatam mobilizadas pelo antifascismo e o antirracismo.

O governo brasileiro sucumbe diante da falta de política contra a pandemia. A militarização do ministério da saúde é um desastre, para o povo brasileiro, antes de tudo, que fica abandonado diante do aumento exponencial das vítimas e das mortes pelo coronavírus. Um desastre também para as FFAA, despreparadas para assumir uma responsabilidade dessa dimensão, mas que passa a ser responsável pelas catástrofes que se abatem sobre o Brasil. Os militares fracassam e demonstram que são incompetentes para assumir responsabilidades de governo, ainda mais com um tema agudo como a saúde, em um momento de uma pandemia.

Mas pode ser um desastre também para o governo Bolsonaro. Incapaz já, antes da pandemia, de recuperar a economia, vai se ver às voltas com a maior recessão da história brasileira, com desemprego recorde. Sobre a qual agem os resultados da pandemia e o clima de mobilizações políticas, que já foram reiniciadas e que devem ter, no domingo, um momento de generalização das respostas populares, contidas até aqui pela quarentena.

Bolsonaro trata de se defender no apoio dos empresários, enquanto ele consiga manter a política econômica neoliberal do Paulo Guedes, em processo de ser sepultada pela pandemia e pela recessão. Se apoia nos militares, que jogam uma parada decisiva no ministério da saúde. E se apoia no Centrão, que substitui a presença do Sérgio Moro, com que ele pode contar enquanto consiga contornar os processos contra ele e seus filhos.

Este, o ano da pandemia e também da recessão e da luta contra o racismo, será um obstáculo difícil para o Bolsonaro. A direita não o quer mais? É uma interrogação. Setores da direita se mobilizam, porque ele é um obstáculo para a recuperação da economia. O que eles querem é se garantir que, no caso em que seja impossível a continuidade do Bolsonaro, eles possam contar com o Mourão no seu lugar ou uma sucessão definida por uma Câmara conservadora, impedindo a realização de novas eleições.

O certo é que a crise do governo está só no começo. Uma vez aprofundada por grandes mobilizações populares pelo Fora Bolsonaro, a crise pode desembocar numa situação aberta, seja pela anulação da chapa e as eleições de 2018, seja por acusações do STF, que também podem levar ao fim do governo Bolsonaro.   

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Antifas não podem queimar largada no domingo

Antifas não podem queimar largada no domingo

"Os protestos de rua convocados em defesa da democracia serão o primeiro teste de mobilização dos grupos antibolsonaristas e antifacistas, e vão servir também para medir as forças do governo", escreve a jornalista Helena Chagas

Por que a China perturba o governo Bolsonaro?

Por que a China perturba o governo Bolsonaro?

"A China está plenamente no século XXI, enquanto o governo Bolsonaro oscila entre a guerra fria e a atualidade, se mostrando fora do mundo e incapaz de dirigir o Brasil conforme os interesses atuais e reais do país", escreve o sociólogo Emir Sader