Campanha deve orientar sobre emendas parlamentares
Ministro Flávio Dino quer que as pessoas saibam como acessar dados e acompanhar o destino das palavras públicas
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os três Poderes promovessem uma ampla campanha publicitária sobre a execução das emendas parlamentares. O objetivo é mostrar os canais de acesso às informações sobre as emendas e orientar a sociedade sobre como acompanhar a destinação dos recursos. A decisão foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ( ADPF) 854 .
As peças da campanha, que serão veiculadas em emissoras comerciais e públicas e na internet, deverão ser elaboradas em linguagem clara e acessível, para promover a população, consultar as informações disponíveis e denunciar eventuais falhas ou irregularidades. O período de veiculação é de dezembro de 2025 a março de 2026, e o conteúdo também deve ser exibido em todos os canais de comunicação do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
Transparência ativa
Na decisão, o ministro ressaltou que o artigo 37 da Constituição Federal determina a publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos com caráter educativo, informativo ou de orientação social. No mesmo sentido, a Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei 12.527/2011) estabelece o dever de transparência ativa, que diz respeito à divulgação de informações de interesse coletivo ou geral em local de fácil acesso.
Leia a íntegra da decisão .
(Iva Velloso/CR//CF)
STF julga mudança de juros em ações de desapropriação
Matéria teve repercussão geral reconhecida em deliberação do Plenário Virtual
STF derruba lei de Sergipe sobre cargos do magistério
Corte reafirmou que cabe à União fixar diretrizes gerais da educação e manter a exigência da LDB para docência nos primeiros anos da educação básica
Policlínica Oswaldo Cruz soma 84 mil atendimentos
A unidade é referência em assistência especializada e oferece acesso à população de Rondônia para consultas, exames e procedimentos clínicos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook