Campanha para reduzir acidentes de trânsito é lançada em Porto Velho

Levantamento com dados do SAMU aponta pontos em que ocorrem mais acidentes na cidade

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 27 de maio de 2021 às 14:39

Banco de dados mapeia todas as ocorrências atendidasBanco de dados mapeia todas as ocorrências atendidas

Com base nos dados coletados pelo novo sistema de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que mapeia todas as ocorrências atendidas, a Prefeitura de Porto Velho realiza de 28 a 31 de maio uma campanha para reduzir os índices de acidentes de trânsito.

O levantamento feito nos primeiros 30 dias de funcionamento do novo sistema do SAMU, que está totalmente informatizado e é atualizado em tempo real, possibilitou a identificação com precisão dos pontos onde ocorrem mais acidentes na cidade, qual a gravidade e quais os veículos envolvidos.

Os dados apontam que 25% das ocorrências registradas pelo SAMU durante este mês estão relacionadas a acidentes de trânsito. A consequência de acidentes são os danos e custos para o cidadão e o município. São as sequelas, procedimentos pré-hospitalares, hospitalares, pós-hospitalares e os óbitos.

SINAL

Assessor técnico do Samu, Raymison Correia da SilvaAssessor técnico do Samu, Raymison Correia da Silva

A Campanha Municipal de Prevenção a Acidentes de Trânsito - Sinal SAMU “Salvando Vidas” é destinada à conscientização da população e a mobilização dos órgãos públicos para resolver os problemas que, de alguma forma, contribuam com estas ocorrências.

O assessor técnico do Samu, Raymison Correia da Silva, acredita que a campanha, além de salvar muitas vidas, vai desafogar as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e o Hospital João Paulo II.

“Às vezes a causa do acidente é por questão de falta de atenção à sinalização, imprudência ou falta de sensibilização e educação de trânsito”, avaliou.

SIMULAÇÃO

A campanha será aberta nesta sexta-feira (28), às 8h. Uma equipe do SAMU, em parceria com o Detran/RO, fará uma simulação de atendimento de ocorrência com vítimas, no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a avenida Mamoré.

Serão mobilizadas ambulâncias e a UPA da região para mostrar como a estrutura do município é utilizada em eventos desta natureza.

Nesta sexta acontece uma simulação de atendimento de ocorrência com vítimasNesta sexta acontece uma simulação de atendimento de ocorrência com vítimas

“O acidente pode provocar trauma leve, moderado, grave ou até a morte. Dependendo da situação, isso gera uma grande demanda no Pronto Socorro João Paulo II, nas UPAs e nas Unidades de Pronto Atendimento da Prefeitura”, explica Raymison Correia. É necessário provocar os demais órgãos públicos, segundo ele, para prevenir e diminuir essas estatísticas.

“Nosso serviço é pré-hospitalar de urgência e emergência. Às vezes há chamados que não configuram estes. Atendemos, mas a população precisa saber quando deve procurar a UPA, UBS e o SAMU”, disse.

Na segunda-feira (31), será realizado um “pit stop” na UPA da zona Sul, na rua Urtiga, bairro Nova Floresta, com distribuição de material educativo e panfletos com orientações sobre o trânsito e sobre os serviços realizados pelo SAMU.

COMITÊ

Ainda como parte da campanha, o SAMU vai acionar o Comitê Municipal de Segurança Viária para apresentar os dados coletados e programar um trabalho conjunto e de forma permanente, na busca de estratégias para reduzir as ocorrências nos locais de maior incidência.

“Vamos promover debates para que se construam ferramentas capazes de sensibilizar tanto a população quanto os órgãos públicos para as ações que deverão ser implementadas”, concluiu Raymison Correia.

Outras ações incluem a mobilização através dos meios tradicionais de comunicação (rádio e TV), mídia digital, redes sociais, associações de moradores, igrejas, comércios e os mais diversos segmentos da sociedade.

Texto: Augusto Soares
Fotos: Saul Ribeiro, Wesley Pontes e Leandro Morais

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook