Câncer de mama supera o de pulmão

O oncologista Ramon Andrade de Mello orienta as mulheres a realizar a mamografia a cada dois anos

Ramon Andrade de Mello
Publicada em 08 de fevereiro de 2021 às 15:09

Ramon Andrade de Mello

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou no início de fevereiro que o câncer de mama tomou o lugar do câncer de pulmão e se tornou a forma mais comum da doença. “Esse crescimento do número de casos dos tumores da mama deve servir de alerta às mulheres, principalmente na faixa entre 50 e 69 anos. Nesse período da vida, elas devem fazer a mamografia a cada dois anos. Atenção aos sinais do corpo também ajuda no diagnóstico precoce”, alerta oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal)

O aumento da população global e da expectativa de vida dever tornar o câncer uma doença mais comum aumentando dos 19,3 milhões de novos casos por ano em 2020 para cerca de 30 milhões em 2040, segundo a OMS.

“Dessa forma, as mulheres devem ficar atentas ao aparecimento de nódulo ou à pele avermelhada e retraída da mama. O tumor também pode apresentar alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e até saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos”, orienta Ramon de Mello.

O pesquisador da Unifesp lembra que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos como prática de atividades físicas regulares, alimentação saudável e a manutenção do peso corporal adequado. O uso de hormônios sintéticos e o consumo de bebidas alcoólicas aumentam os riscos desse tumor oncológico.

“O câncer de mama pode ser diagnosticado nas suas fases iniciais, aumentando as possibilidades de resultados positivos. Isso permite ainda tratamento menos evasivos”, explica o oncologista. Segundo ele, nas últimas décadas, a hormonioterapia tornou-se uma importante ferramenta para o tratamento desse tumor: “Os novos medicamentos podem ser indicados para a prevenção. Também há possibilidade no pós-cirurgia e aliado à quimioterapia ou à radioterapia”.

“É importante ressaltar que a hormonioterapia é indicada para câncer de mama que tem positividade para receptores hormonais, que representam cerca de 60% dos casos”, orienta Ramon de Mello.

No uso profilático, a terapia hormonal pode reduzir as chances de aparecimento do câncer de mama em pacientes com alto risco genético. A hormonioterapia também contribui para mitigar a possibilidade de retorno do tumor operado. “Quanto mais cedo a paciente puder ser acompanhada pelo especialista, será possível traçar uma estratégia para, inclusive, adotar medidas preventivas”, esclarece o professor da Unifesp.

Sobre Ramon Andrade de Mello

Oncologista clínico e professor adjunto de Cancerologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ramon Andrade de Mello tem pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Câncer de Pulmão no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é membro do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO). 

O oncologista é do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital 9 de Julho, em São Paulo, SP, e do Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), em Bauru (SP).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook