CCI realiza festa em alusão ao Dia Internacional do Idoso

Comemoração aconteceu nesta quinta-feira

Azenir Rosa Fotos: Vinicius Ostrowski
Publicada em 15 de outubro de 2021 às 14:59
CCI realiza festa em alusão ao Dia Internacional do Idoso

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quinta-feira (14), a solenidade em alusão ao Dia Internacional do Idoso, que é comemorado em 1º de outubro, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Segundo a titular da Semas, Ana Maria Santos Vizeli, além de homenagear as pessoas idosas, o objetivo da criação de uma data especialmente voltada à terceira idade é conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público.

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), participou da solenidade e mencionou que as ações realizadas no CCI são de extrema importância, pois zelam e valorizam aqueles que já cuidaram, ajudaram os familiares e amigos e tanto trabalharam para a construção da cidade.

“Eu não vou medir esforços, tudo que eu puder fazer para que essa instituição fique cada dia melhor, mais bonita e mais aconchegante, para seguir acolhendo com carinho e atenção os nossos idosos, eu vou fazer, para que esse lugar fique à altura deles. Todos nós estamos envelhecendo, então, quando valorizamos os idosos, que tanto fizeram por nós, estamos valorizando a nós mesmos, hoje e no futuro”, afirmou Isaú.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro, no entanto, de acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica da Semas, Mirian Madalon de Oliveira, o CCI já vem realizando eventos alusivos à data e, nesta quinta, promoveu a grande festa de comemoração deste dia.

“Tivemos café da manhã e depois almoço com os idosos, entremeados por várias ações realizadas com apoio dos nossos parceiros, que sempre somam com a gente, entre eles a Universidade Estácio Unijipa, eles sempre estão presentes nas ações da Semas. Também estamos tendo apresentação Artística da Orquestra do Projeto Sonho Meu, da Fundação JiCred e da CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas], entre outros parceiros locais, que colaboram nas ações assistenciais realizadas através da Semas”, destacou Mirian Madalon.

Foram realizadas apresentações da Orquestra Sonho Meu; ballet, com a bailarina do Grupo de Fortalecimento de Vínculos da Semas, Estefany Loraine, e o professor Lucas Guimarães; cortes de cabelos; pinturas de rostos, com a professora de Artes, Sônia Ferreira; e a apresentação do Grupo de Dança da Terceira Idade do CCI.

Os acadêmicos do curso de Biomedicina da Estácio Unijipa realizaram aferição de pressão arterial e de glicemia, com anotações sobre os resultados obtidos, para registro nos cadastros dos idosos  do CCI, para eventual acompanhamento em caso de alterações nos testes. O evento ainda contou com tenda de fisioterapia e orientações sobre higienização bucal, com ênfase em próteses dentárias.

Também foi realizado, pela equipe Semas, a atualização do Cadastro único (CadÚnico) e emissão do Passe Livre Federal, além de sorteio de brindes e atividades recreativas. Tudo feito com os cuidados e higienização para a prevenção da Covid-19, com o uso de máscaras e álcool em gel.

A idosa Antônia Ednei Cireli, de 70 anos, cadastrada no CCI há quatro anos, foi a primeira sorteada na entrega de brindes, se disse muito feliz em poder participar das atividades que o CCI realiza, pois é um lugar de acolhimento e aconchego, como se fosse uma grande família.

“Aqui é muito bom para nós, pois temos onde nos divertir, somos bem tratados, eles se preocupam com a gente. A festa está muito linda, estou muito feliz e ainda mais que fui a ganhadora do brinde que o prefeito sorteou, eu disse que ganharia e ganhei mesmo”, afirmou Antônia Cireli.

Na terça-feira dia (19), das 08h30 às 11h30 serão atividades voltadas ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e câncer no colo do útero, que serão iniciadas com café da manhã, seguido de uma palestra com o tema “Prevenção é o ano todo”, ministrada pela palestrante do Hospital do Amor, Adriane Cardoso.

Também nesse dia, serão realizados testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis, testes de glicemia e exame preventivo, feitos por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Brasília, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook